nsc
nsc

Parabéns, Itajaí!

Concerto especial celebra aniversário de Itajaí; veja como foi o evento

Um extenso cronograma de comemorações foi planejado para o mês todo

22/06/2022 - 10h26

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Todos os artistas que participaram do evento — integrantes de 12 corais e 18 músicos instrumentistas — são do município
Todos os artistas que participaram do evento — integrantes de 12 corais e 18 músicos instrumentistas — são do município
(Foto: )

A Praça da Igreja Matriz de Itajaí, no litoral-norte de Santa Catarina, transformou-se em um palco na noite de sábado (18). E o motivo não poderia ser mais especial: a comemoração dos 162 anos de emancipação do município. Para celebrar esta data em grande estilo e com valorização da cultura local, o Município de Itajaí promoveu um concerto com grande coro e orquestra. Este foi um dos eventos mais esperados em celebração à data, comemorada no dia 15 de junho.

> Saiba qual é a programação do aniversário de 162 anos de Itajaí

Todos os artistas que participaram do evento — integrantes de 12 corais e 18 músicos instrumentistas — são do município. Um grande público de cidadãos e turistas se reuniu em frente à igreja para prestigiar o evento, que contou com um grande repertório de músicas populares brasileiras e eruditas. A ação fez parte de um extenso cronograma, que terá a duração de um mês.

Assista ao vídeo:

O evento também marcou a estreia do documentário “Por onde você anda?”, que com a duração de dez minutos, propõe uma jornada pela história de Itajaí a partir de um passeio de bicicleta. A ideia e a produção do curta-metragem partiu da iniciativa de integrantes da Câmara Setorial de Audiovisual, do Conselho de Políticas Culturais do município.

De acordo com a Superintendência Administrativa das Fundações, o concerto foi especial por representar a retomada das comemorações no município.

> Laços e fatos: as heranças do trabalhador que se dedicou por mais 40 anos ao porto de Itajaí

Para o Município de Itajaí, a iniciativa de comemorar o aniversário de emancipação com um evento cultural condiz com a história da cidade, tradicionalmente conhecida por sua música.

Comemorações seguem até 02/07

Para 2022, o objetivo do Município de Itajaí foi oferecer à população uma pluralidade de eventos que contemplem a todos os gostos e idades. Por isso, uma grande programação, com a duração de um mês, foi planejada com diversas atividades artísticas, culturais, esportivas, além de inaugurações, apresentações e mostras.

Para os apaixonados por música, as atrações não terminam por aí. Os moradores do bairro Cidade Nova poderão desfrutar do bolo de aniversário do Município e da apresentação da Banda Campeiraço. A celebração acontece ao lado da Praça Antônio Afonso do Amaral, na rua João Ascendino Lamin, esquina com a rua Agílio Cunha em três ocasiões:

  • na quinta-feira (23), às 18h, no loteamento Portal I, com a apresentação de Victor Praun e banda;
  • na sexta-feira (24), às 17h, no loteamento Rio Bonito, com a apresentação de Guess Rocks Quarteto;
  • e, por fim, no sábado (25), às 17h, no bairro Fazenda (avenida Beira-Rio), com a apresentação da Red Back Anos.

Na quinta-feira (23), haverá mais atrações musicais e culturais: o início da Festa de São João da Paróquia São João Batista; e, às 20h30, o Concerto de Música Sacra e Inauguração do novo órgão da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Igreja do Santíssimo Sacramento.

A semana que inicia no domingo (26) marca a reta final das comemorações. Entre as atrações está o 3º Passeio Ciclístico Rural, às 8h, na saída do Parque do Agricultor. Ainda, outras duas apresentações do Concerto da Banda Filarmônica marcam o aniversário da cidade: às 15h de quarta-feira (29); e a às 20h de quinta-feira (30). Ambas acontecem no Teatro Municipal de Itajaí. Nos mesmos dias, quarta (29) e quinta-feira (30), às 20h, ocorre a Noite dos Candelabros, na Igreja Imaculada Conceição. Por fim, para encerrar o calendário com chave de ouro, no sábado (02), acontece a Festa do Peixe no Centreventos de Itajaí.

Para saber mais informações, acesse o site da Prefeitura de Itajaí ou entre em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (47) 3349-1214.

Leia também

Itajaí comemora aniversário distribuindo 12 mil fatias de bolo

Laços e fatos: a vida do historiador que marcou a Educação de Itajaí

Colunistas