A Blumenau Filarmônica, nova orquestra da cidade, divulgou as datas dos concertos gratuitos já programados para 2025. A estreia do grupo com mais de 50 instrumentistas ocorreu nesta sexta (1º), no Teatro Carlos Gomes (veja fotos abaixo). Agora, os músicos se preparam para as próximas apresentações, que incluem até uma imersão no mundo cinematográfico com um repertório focado em trilhas sonoras que marcaram filmes no decorrer da história.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os concertos serão nos dias 8 de fevereiro (sábado), 16 de março (domingo), 5 de abril (sábado) e 24 de maio (sábado). Segundo o maestro e diretor artístico do projeto, Lucas Araujo, algumas das apresentações terão temas específicos, como é o caso de “Grandes Compositores Alemães”. Neste encontro, obras de Richard Wagner, Ludwig Van Beethoven e Johannes Brahms serão tocadas em Blumenau.
Também foi confirmada a presença de um dos maiores violinistas brasileiros em uma das apresentações de 2025. O maestro Claudio Cruz irá solar de violino e orquestra de Tchaikovsky no concerto intitulado “Noite Tchaikovsky”.
Outro encontro será reservado, exclusivamente, para “Clássicos do Cinema”, que contará apenas com trilhas sonoras de obras cinematográficas que marcaram a história. Todos os concertos serão organizados no Teatro Carlos Gomes, com acesso gratuito.
Continua depois da publicidade
Na estreia desta sexta-feira os ingressos chegaram a esgotar, com todas as 800 entradas reservadas antecipadamente pelo público de forma on-line. O repertório contou com a obra mais famosa do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes, a abertura da ópera “IL Guarany”, e a Sinfonia nº 9 do tcheco Antonín Dvořák, intitulada “Do Novo Mundo”.
Veja como foi o primeiro concerto
“Cidade perfeita no Brasil para música sinfônica”
O maestro da Blumenau Filarmônica, Lucas Araujo, conta que iniciou a trajetória musical aos 10 anos de idade, em uma igreja evangélica tradicional que buscava manter viva a cultura dos cânticos conduzidos por uma orquestra. Ao final da adolescência foi para a carreira de trombonista nos grupos sinfônicos jovens, onde conviveu com maestros renomados e passou a estudar a função de regência.
Em Blumenau, o projeto Blumenau Filarmônica foi feito em parceria com a Associação Blumenauense de Bandas e Fanfarras Escolares (Abbaafe), tendo produção executiva do trombonista e produtor cultural André Chiomento. Araujo ainda revela que escolheu a maior cidade do Vale do Itajaí para a iniciativa porque considera o lugar ideal para a música sinfônica no país.
Continua depois da publicidade
— Sou um apaixonado pelas grandes sinfonias compostas nos períodos clássico e romântico e, sem dúvidas, a Alemanha é o berço da música sinfônica. Blumenau me encanta por sua tradição germânica presente na cultura do seu povo, na arquitetura e nas artes em geral. Em 2021, no final de pandemia de Covid-19, fui convidado pela Abbaafe para dar uma masterclass de performance em regência e, a partir daí, pude contemplar uma cidade perfeita no Brasil para criar um projeto de música sinfônica — explica.
A organização da Blumenau Filarmônica também garante que os 52 instrumentistas que sobem ao palco durante os concertos têm vasta experiência na área e que buscam proporcionar ao público uma programação artística de “alto nível”.
A agenda do grupo pode ser acompanhada pelas redes sociais do projeto.
Leia também
Jovem com deficiência visual realiza o sonho de estudar Música em universidade de SC
Museu Fritz Muller em Blumenau deve mudar de endereço