publicidade

Saúde
Navegue por

De olho no prato

Concurso reconhece merendeiras de Blumenau com as receitas mais saudáveis

O objetivo é incentivar o trabalho das profissionais por uma alimentação balanceada aos estudantes

18/11/2018 - 14h38 - Atualizada em: 18/11/2018 - 19h53

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
(Foto: )

Os números assustam: 31% dos alunos pesquisados na rede pública municipal de ensino de Blumenau estão acima do peso, 16% com sobrepeso, 15% obesos e 4% baixo peso. Os dados são de um levantamento feito no ano passado pelas secretarias de Educação e Promoção da Saúde.

A relação que os estudantes têm com os alimentos reflete diretamente no desempenho escolar. Por isso a prefeitura de Blumenau trabalha para criar uma estratégia que vá reverte o cenário. Enquanto isso, uma parceria com o projeto Crescer e Semear dá os primeiros passos.

Concurso receitas saudáveis
Concurso receitas saudáveis
(Foto: )

Ao longo dos últimos meses, 3.165 alunos e cerca de 20 cozinheiras participam da inciativa. O trabalho consiste em formação para elaborar pratos saborosos e saudáveis. Para saber se eles estão mandando bem, foi promovido neste domingo o primeiro Concurso de Preparações Saudáveis.

Um corpo de jurados avaliou os pratos desenvolvidos por cada uma das profissionais. Quem levou a melhor foi Maria Sales Vasconcelos, 53 anos. Ela tem 16 anos de experiência. A cozinheira encantou os jurados com um creme de abóbora.

- Foi um trabalho muito importante para poder oferecer uma alimentação cada vez melhor às crianças. Claro que a gente sempre pensou nisso, mas agora conhecemos novas práticas - disse.

Concurso reconhece merendeiras de escolas públicas de Blumenau

Confira a receita:

PARA O CREME DE ABÓBORA

Ingredientes

1/2 abóbora cabotia com casca

1 cebola

2 dentes de alho

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

200g de peito de frango cozido e desfiado

1 colher de sopa de páprica defumada

Salsinha a gosto

Sal marinho moído

Pimenta do Reino a gosto

Modo de preparo

Limpe e higienize a abóbora cabotia. Coloque para cozinhar em água suficiente para cobrir. Deixe a abóbora bem molinha. Processe a abóbora com a casca até virar um purê. Enquanto isso, refogue a cebola picadinha, o alho picadinho com o azeite de oliva.

Acrescente os demais temperos e o purê de abóbora. E por último acrescente o frango desfiado. Acerte o sal. Sirva o creme em mini morangas.

PARA RISOTO DE LEGUMES

Ingredientes

200g de arroz integral cozido

100g de tomate picadinho

50g de cenoura picadinha

30g de pimentão amarelo picadinho

30g de pimentão verde picadinho

Azeite de oliva extra virgem

Salsinha

Sal marinho moído

Modo de preparo

Cozinhe o arroz com sal e temperos verdes. Cozinhe a cenoura e acrescente o tomate e os pimentões. Refogue e finalize com azeite e temperos. Sirva com a abóbora

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação