Os gatos laranjas, também conhecidos como gatos alaranjados ou ruivos, são muito populares em todo o mundo. Famosos por sua personalidade única e por sua pelagem vibrante, possuem características bem marcantes em relação aos outros felinos. Confira!  

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

1. Maioria dos gatos laranjas é macho  

A pelagem laranja dos gatos é o resultado de um gene específico encontrado em ambos os sexos. No entanto, os gatos machos são mais propensos a terem pelagem laranja, já que o gene é ligado ao cromossomo X. 

2. Pets divertidos  

A personalidade dos gatos laranjas é geralmente bastante distinta. Eles são conhecidos por serem extrovertidos, brincalhões e afetuosos com seus donos. No entanto, alguns estudos mostram que os gatos laranjas também podem ser mais propensos a terem problemas de comportamento, como agressividade e hiperatividade. 

3. Gato laranja e branco 

Alguns gatos laranjas têm manchas brancas em sua pelagem e são denominados “bicolores”. Todavia, os gatos laranjas com manchas brancas são menos comuns que os gatos laranjas sólidos. 

Continua depois da publicidade

> Conheça 4 raças de cachorro sem pelos

Gato laranja sentado olhando para cima e com a boca aberta
Gatos laranjas têm tendência a miarem alto (Imagem: Olga Smolyak | Shutterstock)

4. Bichanos cantores  

Muitos gatos laranjas têm uma predisposição a serem “cantores”, ou seja, a miarem alto e com frequência. Essa característica pode ser atraente para alguns tutores, como também um problema para outros que preferem um animal de estimação mais silencioso. 

> 8 dúvidas sobre gatos de raça

Raças de gatos laranjas  

Existem diversas raças de gatos laranjas, cada uma com suas próprias características e personalidades. Veja algumas das mais populares: 

Persa laranja: tem pelagem longa e sedosa. É conhecido por sua personalidade calma e afetuosa;
Maine coon laranja: é uma das raças de gatos mais populares. Tem uma pelagem laranja vibrante e uma personalidade amigável e brincalhona. Além disso, é conhecido por ser inteligente.
Bengal laranja: é uma raça de gato híbrida conhecida por sua pelagem manchada e laranja brilhante. Tem uma personalidade extrovertida e energética, ideal para tutores que querem um animal de estimação ativo e brincalhão;
Scottish fold laranja: é uma raça de gato com orelhas dobradas para frente e para baixo. Tem uma pelagem laranja brilhante e é conhecida por sua personalidade doce e afetuosa.

Leia também

8 vantagens dos peixes como animais de estimação

Entenda a importância da convivência entre crianças e pets

10 motivos para adotar um animal de estimação

Destaques do NSC Total