publicidade

Sonho realizado

Confira a história da família que largou a vida no RJ para o filho estudar no Bolshoi em Joinville

Vaquinha online e um empresário da cidade ajudaram a realizar o sonho do menino

11/02/2019 - 14h01

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vinícius com a mãe Sandra no primeiro dia de aula
Vinícius com a mãe Sandra no primeiro dia de aula
(Foto: )

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil retomou as aulas nesta segunda-feira para o ano letivo de 2019. Entre os 68 novos alunos que começam na filial da escola russa em Joinville, não faltam histórias de superação de famílias que largaram tudo para realizar o sonho das crianças. Entre elas, está a de Vinícius Gabriel Pedro Pereira, de 12 anos, que saiu do Rio de Janeiro com a mãe e os dois irmãos para morar na cidade catarinense.

Sandra Elisa Pedro, 40 anos, morava com os filhos em Mesquita, na Baixada Fluminense. Eles tinham um vida simples em uma casa chão batido, onde a mãe e a filha dormiam em um colchão no chão, enquanto Vinícius e o irmão deitavam todas as noites no sofá. O menino fazia parte do projeto social Arte com Visão, onde teve a oportunidade de ter o primeiro contato com o balé.

— As pessoas tinham preconceito e eu sempre disse: se ele quiser trocar a bola pela sapatilha, ele vai fazer isso e vou apoiar até o fim — conta Sandra.

O sonho do filho era conhecer o Festival de Dança em Joinville. O projeto social reunia crianças anualmente para viajar até a cidade e acompanhar o evento, mas Vinícius nunca foi selecionado. A primeira vez no berço do festival foi apenas na seletiva para o Bolshoi, no ano passado.

Sandra conta que estava em uma festa quando recebeu a ligação de uma amiga que trabalhava no projeto social dizendo que o filho havia passado na seleção.

— Eu dei um grito na hora e fui para casa contar para ele que havia passado. O problema é que eu tinha sido mandada embora do meu trabalho e não tinha contado em casa. Então, não tínhamos dinheiro para ele vir para Joinville — recorda.

Vinícius mostra sorriso no primeiro dia de aula
Vinícius mostra sorriso no primeiro dia de aula
(Foto: )

A mudança para uma nova cidade foi possível por meio de uma campanha de financiamento coletivo pela internet. Foram arrecadados R$ 10 mil para possibilitar a viagem da família. Desde dezembro, Sandra e os três filhos moram na cidade. Eles receberam apoio de um empresário que conseguiu uma casa para eles morarem de aluguel e um emprego para a mãe.

— Eu estou trabalhando de zeladora limpando o chão aqui, mas já fui gari e camelô no Rio. Para conquistar os sonhos dos meus filhos, eu faço tudo o que for preciso — garante.

Nesta segunda-feira, Vinícius esteve na escola para conhecer a estrutura na companhia da mãe. Ele e os demais alunos foram recepcionados e começaram as atividades para se ambientar ao dia a dia da instituição.

Ele também vão ter na primeira semana a entrega de uniformes, aula de higiene, de coque, de costura de sapatilhas, de ginástica e fotos de identificação. O primeiro contato com a dança clássica acontece no fim de semana.

Deixe seu comentário:

publicidade