Neste domingo (7), o Brasil comemora os 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822. As principais cidades de Santa Catarina prepararam programações especiais para a data.

Continua depois da publicidade

Na capital catarinense, o Governo do Estado organiza o desfile cívico militar na avenida Beira-Mar Continental em Florianópolis, a partir das 8h45min. O evento conta com a participação de alunos da rede pública de ensino e das forças de segurança municipal, estaduais e federais.

O evento contará com a participação de 5,7 mil pessoas. Os grupos iniciam o desfile próximo ao cruzamento entre a rua Doutor Heitor Blum e a avenida Beira-Mar continental, seguindo até o final da via.

Em Florianópolis, o trânsito terá alterações com interdição de vias das 4h às 13h deste domingo. Confira as vias afetadas:

Esquema de alteração de trânsito para o feriado de sete de setembro das 3h até 13h
Esquema de alteração de trânsito para o feriado de 7 de setembro das 3h até 13h (GMF, Divulgação)

Com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, o município também celebra o centenário da emancipação político-administrativa. O tradicional Desfile Cívico-Militar será realizado no domingo (7), a partir das 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, reunindo 95 instituições.

Continua depois da publicidade

Segundo a secretária de Educação da cidade, Geovana Benedet Zanette, o desfile tem um simbolismo especial:

— Estamos celebrando os 100 anos de emancipação de Criciúma, que também é uma forma de independência.

Durante o desfile, o trânsito no entorno do Parque das Nações será controlado pela Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), com bloqueios e desvios em vias como Avenida Centenário, Gabriel Zanette, Estevão Emílio de Souza e Hercílio Amante. A operação ocorrerá das 7h às 14h.

Em Blumenau, cerca de 6 mil pessoas participam do desfile

Em Blumenau, o desfile cívico será realizado na tradicional Rua 15 de Novembro, a partir das 9h. O evento conta com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas divididas em 81 atrações. O desfile começa na esquina das ruas 15 de Novembro e Namy Deeke, e segue em direção à Alameda Rio Branco.

Continua depois da publicidade

Em relação as alterações de trânsito, a Rua Floriano Peixoto será fechada para o trânsito a partir das 21h deste sábado (6). A Rua 15 de Novembro e as transversais também serão interditadas a partir das 7h de domingo, juntamente com o trecho entre as ruas São Paulo e Paulo Zimmermann.

As atrações do evento vão desde a tradicional banda do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI) até a participação da Polícia Militar, de escolas, bandas e fanfarras de unidades de ensino. O desfile ainda inclui clubes da cidade, grupos de escoteiros e de colecionadores de carros antigos.

Entidades e escolas participam em Joinville

Em Joinville, o tradicional Desfile Cívico-Militar será realizado na Avenida José Vieira (Beira Rio), em frente ao Centreventos Cau Hansen, a partir das 9h. A cerimônia de abertura começa às 8h45min, com revista às tropas pelos comandos do 62º Batalhão de Infantaria e da Polícia Militar, além da presença do prefeito Adriano Silva (Novo) e da vice-prefeita Rejane Gambin (Novo).

Participam cerca de 3 mil pessoas, representando 42 entidades, incluindo forças de segurança e 29 instituições de ensino. O trânsito sofrerá alterações desde sábado (6), com interdições em vias como Max Colin, José Vieira e Itaiópolis. A liberação está prevista para ocorrer gradualmente a partir das 11h de domingo.

Continua depois da publicidade

Eventos na região da Serra catarinense

Em Lages, os desfiles acontecem no sábado (6), às 14h, na Avenida Luís de Camões, e no domingo (7), às 8h30min, na Avenida Duque de Caxias. Participam dos eventos entidades de inclusão social, escoteiros, clubes de serviço e escolas da rede pública e privada. Em caso de chuva, eles serão transferidos para os dias 13 e 14 de setembro.

Desfiles no Oeste de SC

O feriado em Chapecó também é marcado pelo tradicional Desfile Cívico no domingo (7), a partir das 8h, na Avenida Getúlio Vargas. O evento contará com a participação de cerca de 4 mil pessoas, distribuídas em mais de 30 agremiações, incluindo representantes das 87 instituições de ensino do município, escolas estaduais e particulares, universidades, escoteiros, bandas e forças de segurança.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, destaca que os preparativos foram alinhados durante a semana: “vai ser um desfile bonito e cheio de significado”. O encerramento da Semana da Pátria será às 17h, com a Hora da Independência, que inclui pronunciamento das autoridades e execução do Hino da Independência.

Leia também

Feriado de 7 de setembro: entenda se lei prevê folga compensatória

Vereador de SC propõe volta de feriado que havia sido extinto e causa indignação