nsc
santa

Fiscalização

Confira como será o retorno das blitze e monitoramento de Área Azul em Blumenau

Serviços serão retomados após suspensão de dois meses por conta da pandemia do novo coronavírus 

14/05/2020 - 19h36 - Atualizada em: 14/05/2020 - 19h52

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Blitze não terão radares móveis
Blitze não terão radares móveis
(Foto: )

Após o anúncio de que as fiscalizações da Guarda Municipal de Trânsito e cobrança de estacionamento da Área Azul serão retomados depois de quase dois meses suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Blumenau divulgou detalhes dos serviços. Nesta sexta-feira (15) devem começar as blitzes. Já na segunda-feira (18), a fiscalização da Área Azul volta a ser feita pelas monitoras da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb).

Há um mês, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) já havia anunciado o retorno da cobrança dos estacionamentos rotativos, mas voltou atrás no dia seguinte. Desta vez, porém, defende que o anúncio atende a um pedido feito por comerciantes da cidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) enviou ofício à prefeitura solicitando o retorno da Área Azul para ampliar a rotatividade de vagas, permitindo que mais gente se desloque principalmente até a região central da cidade, já que o transporte coletivo segue suspenso.

Já sobre a decisão das blitze, Hildebrandt destacou o aumento no número de acidentes, que normalmente resulta em internações em hospitais e, em um futuro, pode significar a ocupação de leitos que poderiam ser destinados a pacientes com coronavírus.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Área Azul

A regularização das amarelinhas vencidas entre os dias 19 de março e 13 de abril terá o prazo ampliado em 15 dias, contados a partir de segunda-feira (18). Os pontos disponíveis para regularização serão a rodoviária, o Centro Comercial Borba e a Praça do Cidadão, na prefeitura.

Esses locais atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. O posto de atendimento localizado na Intendência do Garcia permanece fechado por tempo indeterminado.

Blitze

Os locais onde as fiscalizações ocorrerão não serão divulgados previamente porque os agentes de trânsito não usarão os radares móveis, popularmente chamados de "secadores". O objetivo será conferir se as documentações do motorista/carro estão em dia e fazer o teste do bafômetro.

"A medida busca evitar o aumento na ocupação dos leitos hospitalares no município durante a pandemia de Covid-19. Além disso, as ações de fiscalização serão reforçadas com ações educativas, alusiva ao Maio Amarelo", explicou, em nota, a Seterb.

Colunistas