O Vaticano divulgou um novo boletim sobre o estado de saúde do papa Francisco na tarde deste sábado (1º). O pontífice permanece estável, sem febre e com número adequado de leucócitos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante o sábado ele alternou entre ventilação mecânica não invasiva e períodos de oxigenoterapia de alto fluxo. O papa Francisco teve “uma boa resposta à troca gasosa”, como já havia sido mencionado anteriormente.

Seus exames também seguem bons, com parâmetros hemodinâmicos estáveis e sem febre. Ele não teve outros episódios de crises respiratórias, como o registrado na sexta-feira (28).

Ao longo do dia, recebeu a eucaristia, se alimentou sozinho, fez orações e realizou fisioterapia respiratória, cooperando de forma ativa.

Continua depois da publicidade

“O Santo Padre está sempre vigilante e orientado. O prognóstico permanece reservado”, afirma a nota.

No Angelus deste domingo (2), um texto do papa Francisco será divulgado, já que ele não poderá participar devido a internação. O procedimento já foi adotado nas últimas duas semanas.

Internação do papa Francisco chega ao 16º dia

O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Ele segue internado desde então, sem previsão de alta.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que é broncoespasmo, condição que piorou estado de saúde do papa Francisco

Saiba quais papas já renunciaram ao pontificado