O estado de saúde do papa Francisco voltou a registrar piora ao longo desta sexta-feira (28). Ele teve uma crise isolada de broncoespasmo, e precisou iniciar ventilação mecânica não invasiva, segundo o boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O que é broncoespasmo, condição que piorou estado de saúde do papa Francisco
O quadro respiratório do papa teve piora depois de um episódio de vômito com aspiração. Ele foi submetido a uma broncoaspiração e a partir disso uma ventilação mecânica não invasiva foi iniciada.
O boletim classificou que ele teve “boa resposta nas trocas gasosas”, e que segue vigilante e orientado, além de ter colaborado nas manobras terapêuticas. Durante a manhã, o papa passou por fisioterapia respiratória e também fez orações na capela.
Continua depois da publicidade
A crise isolada de broncoespasmo aconteceu no início da tarde, e resultou em um episódio de vômito com aspiração, o que agravou o quadro dele. O Vaticano reforça que o prognóstico do papa Francisco segue reservado.
Papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro
O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Francisco, que é papa desde 2013, é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.
No sábado (22), ele teve uma crise de asma prolongada e precisou de transfusão de sangue, devido a um quadro de anemia. Já na tarde de domingo (23), o boletim de saúde informou que ele tinha uma “inicial, leve e controlada” insuficiência renal.
Continua depois da publicidade
Desde segunda-feira (24), o quadro estava estável, com leve melhora e sem novas crises respiratórias. O padre tem continuado suas orações e atividades de trabalho direto do Hospital Gemelli. Nesta sexta, uma nova crise respiratória foi registrada.
Leia também
Papa Francisco quebra protocolo do Vaticano e faz pedido importante sobre a própria saúde






