nsc
santa

publicidade

Alerta

Confirmado o primeiro caso de sarampo em Blumenau desde 2003

Exame indica que jovem de 26 anos contraiu a doença em um show

28/11/2019 - 13h26 - Atualizada em: 28/11/2019 - 16h55

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Vacina contra o sarampo
Blumenau terá o Dia D da segunda fase da campanha de imunização contra o sarampo.
(Foto: )

O primeiro caso de sarampo em Blumenau dos últimos 16 anos foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica do município. A paciente é uma mulher de 26 anos os exames indicam que ela contraiu a doença quando viajou para assistir uma apresentação musical em outro município de Santa Catarina.

A jovem ficou uma semana em observação após apresentar os sintomas. Uma amostra de sangue foi colhida e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado (Lacen). O resultado foi recebido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde no fim da tarde de quarta-feira (27), confirmando a doença.

Blumenau não registrava casos importados de sarampo desde 2003. Já os casos autóctones, quando a doença é contraída no município, não são diagnosticados no município desde o ano de 1998.

Conforme a Dive/SC, os adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos são os que mais têm contraído sarampo em Santa Catarina neste ano, com 41 dos 94 casos confirmados da doença até o último relatório, em 13 de novembro. Os médicos também alertam para o risco de contágio em locais com grande aglomeração de pessoas, como shows e eventos.

Dia D para vacinação

Como a vacina é a única alternativa de prevenção da doença, há grande mobilização para o Dia D que ocorre em todo o país neste sábado (30). As 47 unidades de saúde de Blumenau estarão abertas das 8h às 17h para atender os jovens de 20 a 29 anos, público-alvo da segunda fase da campanha.

Até a segunda-feira, apenas 277 jovens foram imunizados. Eles representam cerca dos 40% das 600 que compareceram aos locais, pois os demais já estavam imunizados contra o sarampo. A orientação é que, na dúvida, os pacientes compareçam às unidades de saúde, principalmente em casos que não lembrem ou não tenham mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização. A vacina também estará disponível para outros públicos.

Quem precisa se vacinar

- bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

- crianças com um ano: dose um

- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

- de 20 a 29 anos: duas doses

- de 30 a 49 anos: uma dose

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

Leia também

Dia D de vacinação contra o sarampo para adultos é neste sábado; faixa concentra maior número de casos no ano em SC

​Sarampo: sintomas, tratamento e quem deve tomar a vacina

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade