nsc
nsc

Evento mais charmoso da Ilha

Confraria Itapema: um desfile de vinhos finos e premiados desde a noite de estreia até a última taça

Conheça o Shiraz Las Moras, rótulo argentino que compôs o box da 1ª noite do evento online, dia 17 de setembro

11/11/2020 - 10h21 - Atualizada em: 20/11/2020 - 10h02

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Confraria Itapema
(Foto: )

Ao celebrarem a gastronomia e a boa música, as noites da 12ª edição do Confraria Itapema propiciam eventos únicos, exclusivos, com transmissões online que favorecem a interação e proximidade entre os participantes. Como se o público de casa se sentasse ao redor da mesma mesa para apreciar receitas inéditas de chefs renomados de Florianópolis.

>> Box para a terceira edição da Confraria Itapema já estão à venda

Em meio às descobertas e atrações do jantar, apresentadas pelo especialista em música Pedro Leite e o colunista da NSC Leo Coelho, figuram como verdadeiros protagonistas os vinhos selecionados pela sommelier Regina Essenburg, da Enoteca Decanter. Prova disso foi que o rótulo de estreia, um exemplar da vinícola argentina Finca Las Moras, inspirou o especialista em ostra, chef Jaime Barcelos, a criar uma receita com filé mignon.

— O Shiraz Las Moras, um vinho versátil, equilibrado em sabores e aromas, harmonizou bem com o preparo do chef Jaime, que tinha sabor marcante e toques fundamentais de especiarias. Um acabou valorizando o outro em uma combinação interessante — avaliou Regina.

Quem adquiriu o box que garante a participação ao evento e recebeu em casa a receita, os ingredientes e a garrafa do tinto da região de San Juan, pode descobrir um dos exemplares premium produzidos por Richard Smart, referência global em métodos de viticultura e autor do livro "Sunlight into Wine".

A Bodega Finca Las Moras localiza-se aos pés dos Andres, no Oeste da Argentina, em uma região seca, onde prospera variedades das uvas malbec, syrah, cabernet sauvignon, torrontés, viognier, entre outros.

Às margens da Rota Nacional 153 (estrada de chão), os vinhedos cercados por amoreiras cobrem de verde 1.100 hectares de solo árido e pedregoso. Produção orgânica, de acordo com o conceito de "harmonia viva", que foca em sustentabilidade, inovação contínua e respeito à cultura indígena que predominou por anos os vales de Tulum, Zonda e Pedernal.

— A Fica Las Moras foi pioneira na fabricação de vinhos finos em San Juan. Muito moderna e arrojada, desenvolveu-se apoiada em estudo, tecnologia de ponta e experimentos em sistemas de plantação, variedades e formas de vinificação. Trata-se de uma casa que revelou, através das mãos do enólogo Eduardo Casademont, vinhos surpreendentes, dos mais simples até os majestosos. É com certeza a melhor vinícola do lugar, tanto que no Guia Descorchados 2013 eles ocuparam as 10 primeiras posições — comentou Regina.

Além do reconhecimento local, a vinícola já venceu títulos no prestigiado Internacional Wine and Spirit Competition (IWSC), eleita "Best Argentinian Producer of the Year" nos anos de 2005, 2008 e 2013.

Ou seja, um vinho digno de estreia de Confraria Itapema.

Selecionado espanhol

Para a próxima noite do Confraria Itapema, dia 26 de novembro, às 20h30, Ramon Roqueta será o rótulo que compõe o box que será entregue ao público da transmissão exclusiva. A indicação da sommelier Regina Essenburg, da Enoteca Decanter, vai ser distribuída junto aos ingredientes selecionados pelo chef Lucas Guinle, que assina a receita de risoto de filé mignon ao molho funghi e gorgonzola (e risoto caprese, como opção vegetariana). Os ingressos são limitados e já estão disponíveis pelo site oficial, com desconto de 10% para sócios do Clube NSC.

Acompanhe a programação da Confraria Itapema

Esse projeto é uma realização da Itapema e conta com o oferecimento dos parceiros Bellacatarina, Grupo Geração, Formacco Cezarium, Unicred, Decanter, Casas da Água e Midea.

Colunistas