Santa Catarina conta com 19 cidades que possuem águas termais, que são águas aquecidas de forma natural. Alguns destinos catarinenses com águas termais são: São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Treze Tílias, Videira, Campos Novos, São Carlos, entre outros. Por serem ricas em minerais, são consideradas relaxantes e terapêuticas e chegam a atingir temperaturas maiores que 36,5°C.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Confira as melhores regiões do Estado para aproveitar águas quentinhas durante os feriados ou férias.

Santo Amaro da Imperatriz

As fontes termais de Santo Amaro da Imperatriz fizeram Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina se deslocarem do Rio de Janeiro até a região para conhecer as propriedades medicinais das águas. Segundo informações divulgadas pela Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina, essa é a segunda melhor água termal do mundo e a melhor da América do Sul. A água brota da terra com temperatura de aproximadamente 40°C.

A cidade pertence à região metropolitana de Florianópolis e está a 36 quilômetros da capital catarinense. Além disso, o destino está a 23 quilômetros de Palhoça e colado aos municípios de São Pedro de Alcântara, Paulo Lopes e Águas Mornas, destinos de ecoturismo na região.

Continua depois da publicidade

Ecoturismo na Ilha do Campeche: como explorar sem degradação

Águas Mornas

O nome da cidade vem das águas termais da região. O município faz divisa com Santo Amaro da Imperatriz, assim é possível desfrutar de diversas opções com águas termais. Além disso, na região, é possível fazer trilhas e curtir as cachoeiras.

Águas Mornas fica a 37 quilômetros de Florianópolis. A cidade está dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e está a cerca de 20 quilômetros de Rancho Queimado, 60 quilômetros de Anitápolis e 70 quilômetros de Alfredo Wagner.

Explorando a Rota Enxaimel em Pomerode: uma imersão na cultura alemã

Confira imagens das águas termais

Itá

Após ser inundada para abastecer uma hidrelétrica, a cidade de Itá foi reconstruída e abriga o Itá Thermas Resort, com hotel e parque aquático. O complexo conta com cinco piscinas internas e 11 externas e é conhecido pela recepção calorosa. Além disso, por estar no interior, o local traz uma atmosfera tranquila. Ao visitar a cidade, é possível até observar um pedaço de uma igreja que foi submersa.

Continua depois da publicidade

Itá está localizada no Oeste catarinense. A cidade fica a cerca de 510 quilômetros da capital catarinense, 45 quilômetros de Concórdia e a 60 quilômetros de Chapecó. Além disso, está bem perto do Rio Grande do Sul, a 70 quilômetros de Erechim e a 150 quilômetros de Passo Fundo.

Piratuba

Em 1964, a Petrobrás, em busca de poços de petróleo, descobriu um lençol freático com águas termais, que jorram a uma temperatura de aproximadamente 38°C, em Piratuba, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Águas Subterrâneas.

O ponto turístico mais famoso da cidade é o Parque Termas de Piratuba, dividido em dois complexos, com chuveiros, duchas e piscinas que recebem as águas terapêuticas. O local recebe muitos turistas durante o ano, principalmente nas temporadas de férias.

Piratuba fica no Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. A cidade fica a 420 quilômetros de Florianópolis, a 77 quilômetros de Erechim e a 170 quilômetros de Passo Fundo.

Continua depois da publicidade

Tubarão

A segunda água termal mais radioativa do Brasil fica em Tubarão, de acordo com a prefeitura da cidade. A água tem baixa concentração de radiação e é ideal para curas terapêuticas, principalmente com fins diuréticos. As águas possuem temperaturas de 37°C.

Tubarão fica no sul de Santa Catarina, a 140 quilômetros de Florianópolis, 57 quilômetros de Criciúma e 336 quilômetros de Porto Alegre. Os hotéis de águas termais, o Termas da Guarda e o Termas Rio do Pouso, estão a aproximadamente 10 quilômetros do centro da cidade.

Gravatal

Pertinho de Tubarão, fica Gravatal, que utiliza as mesmas águas da cidade vizinha para aproveitamento turístico.

Entre a serra e o mar está a cidade de Gravatal, a 158 quilômetros de Florianópolis e a 45 quilômetros de Laguna. Esse é um destino de ecoturismo em Santa Catarina, então, não deixe de se aventurar por ali.

Continua depois da publicidade

Explorando Laguna: um mergulho na história e encantos naturais

São João do Oeste

Em 1994, a prefeitura descobriu, por acaso, uma fonte de águas termais, impróprias para o consumo, mas com benefícios para a saúde. A água que brota de São João do Oeste é considerada uma das mais quentes do Brasil, saindo do poço a 52°C, ou seja, possui ainda mais fins terapêuticos.

São João do Oeste fica a 700 quilômetros de Florianópolis, 230 quilômetros de Erechim e 250 quilômetros de Passo Fundo. O Termas de São João está no interior da cidade, na Rua José Raimundo Klein.

Leia também

Descobrindo a rota dos vinhos da Serra catarinense: um brinde à altitude

Descubra a fascinante Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina

Trilhas radicais em SC: dicas para os aventureiros na natureza