Jaguaruna, cidade do Sul catarinense com cerca de 20,2 mil habitantes segundo o IBGE, guarda, além de belezas naturais, as maiores ondas do Brasil. Por isso, a região é um destino popular para surfistas que buscam desafios.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com ondas quase da altura de um prédio de cinco andares, a “Laje da Jagua” é o principal ponto de encontro dessas ondulações gigantes. Segundo o surfista e líder da equipe Jagua Boys, Thiago Jacaré, o local foi descoberto há pouco mais de 20 anos.
Com até 15 metros, maior onda do Brasil é de Santa Catarina; saiba onde
— Tem relatos de registros com ondas de 15 e 17 metros. Mas, por meio de um estudo que foi feito, a gente acha que a bancada pode sustentar ondas ainda maiores, bem maiores — afirma Thiago Jacaré.
Continua depois da publicidade
Os surfistas acreditam que o local tem potencial para ondas de até 20 metros, apesar de não ter sido registrado ainda. Por conta desse espetáculo, a Laje da Jagua recebe campeonatos nacionais e internacionais de surf.
Nazaré brasileira
Jaguaruna não só oferece ondas incríveis para os entusiastas do surfe, mas também é um local perfeito para apreciar a natureza e a tranquilidade das praias do Sul de Santa Catarina.
— Tem essa comparação com o Nazaré justamente porque Portugal tem a maior onda do mundo, que é em Nazaré. E o Brasil tem a maior onda na Laje da Jagua, aqui em Jaguaruna. Então criou-se esse vínculo — explica o surfista.
Veja fotos das maiores ondas do Brasil
Continua depois da publicidade
Leia mais
Conheça a miss mirim de SC que venceu concurso internacional de beleza
Empresário de SC cria ferramenta inovadora após acidente de trabalho