A Ponte Hercílio Luz, um dos maiores símbolos de Florianópolis, tem uma história rica e fascinante. Desde a sua construção na década de 1920 até a sua restauração recente, a ponte tem sido um marco importante na paisagem da cidade e um testemunho das mudanças que o Brasil passou durante o século 20.

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Construção da Ponte Hercílio Luz

A construção da Ponte Hercílio Luz começou em 1922, sob a direção do engenheiro americano Robinson & Steinman. A ideia de construir uma ponte ligando a ilha ao continente foi do governador Hercílio Luz, que dá nome à ponte. Ele tinha como objetivo principal acabar com o isolamento da capital catarinense, que até então só tinha acesso por barcos.

Os desafios foram muitos: além das dificuldades naturais, como o forte vento e a correnteza do mar, havia também a escassez de mão-de-obra qualificada. Para superar esses obstáculos, foram importados materiais e mão-de-obra dos Estados Unidos. A ponte foi inaugurada em 13 de maio de 1926, mas infelizmente, Hercílio Luz faleceu antes de ver seu projeto concluído.

Curiosidades sobre a estrutura

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A Ponte Hercílio Luz é uma obra-prima da engenharia. Com 821 metros de comprimento, ela foi a maior ponte pênsil do mundo na época de sua inauguração e ainda hoje é a maior do Brasil. A ponte possui duas torres de aço com 74 metros de altura cada uma, que sustentam os cabos principais da ponte.

Restauração e reabertura

Após décadas de uso, a Ponte Hercílio Luz começou a apresentar sinais de desgaste. Em 1982, por questões de segurança, a ponte foi fechada para o tráfego de veículos e em 1991 também para pedestres.

A restauração da ponte começou em 2005 e levou mais de uma década para ser concluída. Foram investidos mais de R$ 400 milhões na obra, que envolveu a troca de todas as peças metálicas, a reforma dos pilares e a instalação de um moderno sistema de iluminação.

Em 30 de dezembro de 2019, a Ponte Hercílio Luz foi finalmente reaberta ao público. Hoje, ela serve como um ponto turístico e cultural, onde são realizados eventos e exposições. Além disso, é um local privilegiado para apreciar a beleza da cidade de Florianópolis. O tráfego de veículos também foi restaurado no local, ajudando a desafogar o alto fluxo de veículos entre a Ilha e o continente.

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A Ponte Hercílio Luz é mais do que uma simples estrutura de aço e concreto. Ela é um símbolo da história e do progresso da capital catarinense.

Histórico resumido da ponte

  • 1922 – Iniciam-se as obras para a construção da Ponte Independência, a primeira ligação entre a ilha e o continente.
  • 1926 – É inaugurada a ponte Hercílio Luz. Ela ganhou este nome em homenagem ao então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, responsável pela construção da ponte. 
  • 1982 – Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz é interditada totalmente.
  • 1988 – A ponte é reaberta parcialmente (somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal).
  • 1991 – Interdição total – A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.
  • 2019 – Reencontro com os catarinenses – No dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.

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