A praia do Ribeirão da Ilha, no Sul de Florianópolis, atrai turistas não só pela beleza encantadora da paisagem local, mas também por conta de uma árvore conhecida por “falar” com as pessoas. A planta foi colocada na rua Baldicero Filomeno em 1960 e virou ponto turístico da capital catarinense ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

Apelidada carinhosamente de “árvore que fala”, ela foi plantada no dia 11 de janeiro de 1960 por “Cide”, que conversava todos os dias com a planta. Ele morreu no dia 18 de setembro de 2011, mas o irmão, Alécio, registrou a história dos “amigos” em uma porta de armário.

Posteriormente, a placa foi pendurada na própria árvore por Jailton Bertholino Amandio, genro de Alécio, que tem um comércio próximo ao local.

— Pirografei e fixei na árvore para as pessoas conhecerem a história…Tem muito o que falar sobre a árvore. As pessoas a abraçam, sentam sobre ela, conversam. Inclusive, criei um caderno para que eles possam expressar seus sentimentos e mandar mensagens para a árvore — conta.

Segundo Jailton, a árvore virou ponto turístico entre moradores e turistas que passam pela região. O caderno, onde as pessoas deixam recados, pedidos e agradecimentos, fica ao lado da planta.

Continua depois da publicidade

— Muito interessante realmente eu e o seu Alécio criamos mais um ponto turístico no Ribeirão. Já vi relatos que turistas vieram ao Ribeirão só para conhecer a árvore — relata.

Veja as fotos da “árvore que fala”

Leia mais

Adolescentes aprendem a história com idosos de lar no Ribeirão da Ilha

FOTOS: Moradores do Extremo Sul de Florianópolis contam rotina de acordar no “paraíso”