A água da torneira no Brasil é rigorosamente controlada e segura para consumo. Porém, para evitar bactérias que podem se acumular na tubulação, existe uma dica simples que você deve conhecer: a regra das 4 horas.

Continua depois da publicidade

Ela orienta que, se a torneira ficar fechada por mais de 4 horas, é preciso deixar a água que estava parada sair antes de beber ou usar para cozinhar. Essa prática ajuda a garantir água fresca e livre de germes.

O Brasil é um dos países com mais água potável no mundo, e isso facilita o acesso a água limpa direto da torneira, principalmente nas grandes cidades. Empresas de fiscalização acompanham de perto a qualidade da água distribuída.

Vinagre de maçã foi usado por 30 jovens acima do peso; veja qual foi o resultado da pesquisa

Continua depois da publicidade

Por que a regra das 4 horas é importante?

Apesar da água ser controlada, germes e poluentes podem se acumular nos canos e nas torneiras quando a água fica parada por muito tempo. O Centro de Aconselhamento ao Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália alerta que se uma torneira ficar fechada por mais de 4 horas, é melhor deixar a água sair até que a água fresca apareça.

Além da segurança, a água da torneira tem muitas vantagens: não é preciso carregar garrafas, custa até 100 vezes menos que água engarrafada e o impacto ambiental é cerca de 600 vezes menor do que o de garrafas descartáveis.

Como evitar desperdício ao seguir a regra

É verdade que deixar a torneira aberta para liberar a água parada pode gerar um pouco de desperdício. Mas você pode reaproveitar essa água para regar plantas, limpar a casa, lavar louça ou passar pano, usando água fria para limpeza.

Continua depois da publicidade

Hoje, especialistas indicam que beber água morna pode ser melhor para o corpo, já que ele não precisa gastar energia para esquentar o líquido. Mas cuidado: não é recomendado beber água morna direto da torneira.

Nem na geladeira, nem na fruteira: o jeito mais indicado para conservar essa fruta é a separação