Quero te fazer uma pergunta sincera, o que você faria se descobrisse uma doença grave? Sendo mais específica, com o diagnóstico de câncer de mama?

Continua depois da publicidade

Enquanto você pensa, conto que esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre os adultos, representa 30% dos diagnósticos em mulheres e 1% em homens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 95% dos países, o câncer de mama é a primeira ou a segunda causa principal de mortes em mulheres.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Dito isso, quero lhe contar sobre a vida da Sheila Lima. 

Ela descobriu o câncer de mama aos 31 anos, em 2019, e com a notícia resolveu criar o desfecho dessa história.

Continua depois da publicidade

– Eu descobri fazendo autoexame, no banho, que eu senti e procurei ajuda. Uma situação bem complicada, que eu não esperava. Foi algo que me deu um puxão de orelha. Eu comecei a repensar algumas coisas, o que tinha me levado pra esse diagnóstico, e percebi que além de alguns outros fatores de risco, a questão do sobrepeso poderia ter contribuído. – contou Sheila.

Leia mais textos da Cacau Corazza

Diante da situação, a Sheila resolveu mudar o estilo de vida e praticar atividade física regularmente, que aliada à boa alimentação, são fatores de prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. 

–  Eu procurei ajuda e fui muito bem recebida por todos os profissionais do CEPON (Centro de Pesquisas Oncológicas), eles me deram muita atenção, me trataram com muito carinho e sou muito grata por todo o tratamento que eu recebi. Comecei a correr quando tive o meu diagnóstico, que eu descobri que estava com câncer. Comecei intercalando caminhada e corrida, fui me aproximando de pessoas que praticavam esporte e foram me incentivando mais, e desde então eu não parei, nem quando tava fazendo meu tratamento eu não parei. – falou Sheila.

Briga entre torcidas antes do clássico Avaí x Figueirense será investigada

E olha que as conquistas da Sheila começaram ainda em 2019, no ano do diagnóstico. Ela completou a primeira corrida de rua, foram 5 quilômetros, e claro, no “Outubro Rosa”. 

Continua depois da publicidade

– Amanheceu um dia chovendo torrencialmente, mas eu vim, sem preparo nenhum, só na coragem. Eu corri todo o trajeto pensando repassando a minha vida e pensando assim, ‘’vou vencer essa batalha da mesma forma que eu consegui terminar de completar essa prova aqui, vou vencer a minha dificuldade’’. Foi uma corrida que eu cheguei em casa chorando, as minhas filhas estavam me esperando, elas diziam assim ‘’deixa eu ver essa medalha – contou Sheila.

Essa foi só a primeira, porque ela completou meia maratona (21 quilômetros), dois dias depois de fazer uma sessão de quimioterapia. Mas não parou por aí, porque quando terminou todos os protocolos de tratamento, quimioterapia, cirurgia para retirada das duas mamas e linfonodos dos braços, além da radioterapia, a Sheila realizou um dos maiores sonhos como corredora de rua.

Catarinenses competem na vela nos Jogos Pan-Americanos

– Era meu grande sonho, depois de terminar todos esses protocolos, correr uma maratona. Depois que a gente cruza a linha de chegada a gente pensa assim ‘’gente eu fiz isso, caraca, eu fiz isso’’, é muito bom, é muito gratificante. 

Sonhos que não param por aí

Os sonhos da Sheila não param por aí e claro, ela ainda tem muito a conquistar com determinação e amor pela vida. Ela ainda segue com o mapeamento de 6 em 6 meses, e com o tratamento medicamentoso de uma metástase óssea.  E como exemplo pra tantas outras mulheres que, quando descobrem o câncer de mama, podem sim criar um desfecho diferente para um momento tão delicado.

Continua depois da publicidade

Já coloquei na minha cabeça que correr, o esporte, isso tudo faz parte do meu tratamento e que eu sou muito grata por poder, todas as vezes, recomeçar. Todas as vezes que eu paro e volto, e recomeço, eu digo: graças a Deus eu tô recomeçando. Na minha situação, em particular, o câncer  ele teve um lado bom, foi o lado que me alertou, me alertou pra vida, e que hoje eu tenho a chance de recomeçar e de tá ai realizando os meus sonhos.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total