A Rede Brasileira de Trilhas recebeu o Prêmio Advancing Trails Awards 2023 na categoria Internacional, o maior reconhecimento até hoje. Em Santa Catarina, oito trilhas fazem parte da associação, além de outras que estão em fase de planejamento e início de implementação. (veja lista abaixo)

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No território catarinense, a rede é coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e envolve ICMBio, municípios, ONGs e diversos coletivos de voluntários.

— O objetivo maior de todo o trabalho é gerar trilhas sustentáveis que priorizem a conservação ambiental, além da geração de emprego e renda e conectividade entre o público, a natureza e todas as nossas unidades de conservação em Santa Catarina — lembrou a bióloga do IMA e diretora Regional da Rede em SC, Adriana Nunes.

Trilhas de SC premiadas

  • Caminhos da Baleia Franca – Imbituba
  • Caminho da Ilha de Santa Catarina, Trecho do Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) – Florianópolis
  • Caminho das Araucárias – Urubici
  • Trilhas de Itapema – Itapema
  • Caminho do Louvor – Ituporanga
  • Circuito das Araucárias – São Bento do Sul
  • Travessia do Tabuleiro – Santo Amaro da Imperatriz
  • Trilha Caminho do Rei do Parque Acaraí – Florianópolis

Continua depois da publicidade

Sobre o prêmio

O prêmio é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, criada em 1971 com o nome de National Trails Council. A American Trails é a maior organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários em uma coalizão destinada a promover o desenvolvimento, implementação, preservação e divulgação das trilhas nos Estados Unidos.

Das 10 categorias do prêmio, uma é dedicada a iniciativas fora dos Estados Unidos: a categoria internacional. Precisamente nessa categoria a Rede Brasileira foi escolhida para receber o prêmio a ser entregue no International Trails Summit de 2023, que será realizado em Reno, no Estado de Nevada, entre os dias 17 e 20 de abril.

Leia também

FOTOS: Cabana de vidro em floresta de SC é a 2ª casa mais curtida do mundo no Airbnb

Benefícios da Cannabis e liberação do cultivo são debatidos em evento pioneiro em SC

Quais são as cidades de SC que mais dependem do turismo

Destaques do NSC Total