nsc
dc

Especial Morar Bem

Conheça as cores de 2021 e saiba como usar a combinação para decorar o lar

Pantone escolhe tons de amarelo e cinza para o ano, sugerindo força e luz após dificuldades enfrentadas devido à pandemia

19/02/2021 - 17h26

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Cores Pantone 2021
Cores Pantone 2021
(Foto: )

Otimismo, força, resiliência e esperança. Essa é a mensagem esperada pela Pantone com as cores escolhidas para 2021. Tradicionalmente, o Pantone Color Institute elege uma cor do ano no mês de dezembro, mas desta vez optou por duas - a combinação do cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. Em 2020, a cor escolhida foi o Classic Blue.

>> Saiba como serão as moradias no Brasil na pós pandemia 

Todo esse processo é conectado ao que o mundo está passando no momento e ao sentimento que as cores podem transmitir. Após o ano “cinzento” de 2020, com as dificuldades enfrentadas pela pandemia, representados no Ultimate Gray pela sabedoria e moderação em um tom claro, porém marcante, o amarelo ilumina e renova para dias melhores com a perspectiva da chegada de uma vacina. Na escala da empresa, o cinza escolhido é o Pantone 17-5104 e o amarelo é o Pantone 13-0647.

A cor do ano é apontada pela empresa há mais de 20 anos e influencia as decisões de setores como moda, beleza, decoração e design. E o balanceamento entre otimismo e força harmoniza não apenas na teoria, mas cria um equilíbrio perfeito de cores para diversos cômodos da casa. A verdade é que ninguém vai achar um lar desses com aspecto de chato e sem graça.

Ficou em dúvida? Trouxemos algumas opções para combinações de cinza e amarelo para sala, quarto e até cozinha. A decoração pode ser minimalista ou mais ousada, com pontos em amarelo abrangentes, dependendo do estilo do morador.

Quarto com cores do ano
Apostar nas cores do ano pode trazer mais vida e personalidade aos cômodos.
(Foto: )
Tendência de tons para 2021
Formas geométricas também funcionam e podem ser uma boa ideia para mesclar as cores.
(Foto: )

1 - Aposte no contraste dos tons para pinturas diferenciadas nas paredes

Se a parede toda amarela é muito vibrante para você, uma ótima opção é utilizar pontos de destaque na pintura majoritariamente cinza! É possível criar composições com frestas nos cantos, ou até pintar uma parede de cada cor. Desenhos abstratos, com círculos, pirâmides, entre outros, também criam um ambiente descontraído e cool para o lar.

Tendência de tons para 2021
É possível mesclar os tons escolhidos pela Pantone para 2021 de acordo com o seu estilo.
(Foto: )
Amarelo e cinza na cozinha
Utilizar o amarelo em móveis ou paredes específicas torna o ambiente mais vibrante.
(Foto: )

2 - Parede cinza com alguns móveis pintados de amarelo, como portas e armários

Caso você prefira uma parede pintada com cor mais básica, pode deixá-la cinza, ou pintar apenas uma e manter as outras brancas. A presença sutil do amarelo na pintura em alguns poucos móveis traz destaque em meio às tonalidades de cinza. Móveis considerados “coringa” na cor cinza, como sofás, cadeiras e cabeceira de cama contrastam bem com alguns detalhes pintados em amarelo, como portas, partes das estantes ou até um livreiro inteiro. Detalhes em armários na cozinha harmonizam com bancadas em cinza, que dão continuidade aos tons da geladeira.

Conceito aberto em tons amarelo e cinza
Ambientes em conceito aberto também podem seguir a tendência de tons do ano.
(Foto: )
Quarto seguindo tendências do ano
O amarelo é uma boa aposta para trazer mais personalizade ao ambiente.
(Foto: )

3 - Tons de cinza presentes em toda a pintura de forma neutra, com móveis em amarelo

A pintura de algum cantinho parece tarefa complicada, mas comprar um móvel já pronto na tonalidade amarela pode iluminar pontos de maior metragem da residência. Como alternativas, você pode colocar cadeiras, sofás, mesas de canto ou hacks amarelos na sala. Para quem opta pelos bons drinks, um barzinho ou um frigobar dão ar de sofisticação e ainda proporcionam uma maior vibração para o momento de lazer. Para o quarto, veja como fica linda a cabeceira de cama ou criado mudo neste tom.

Quarto com objetos de decoração amarelos
O amarelo também pode ser utilizado em móveis ou artigos de decoração, trazendo charme e mais cor.
(Foto: )
Cômodo com objetos em amarelo na decoração
Almofadas, quadros e tapetes são uma ótima aposta para seguir essa tendência.
(Foto: )

4 - Pintura das paredes em cinza, móveis neutros e pequenos artigos de destaque no amarelo

Também é possível usar a combinação de amarelo e cinza em ambientes mais clássicos e convencionais. Mesmo sem móveis grandes na cor vibrante, pequenos pontos em amarelo já iluminam a decoração do cômodo como um todo. Vale usar almofadas, quadros, mantas, cortinas, tapetes, luminárias, pendentes e quadros. Assim, quando quiser um ambiente mais neutro, é só retirar estes itens.

quarto com cores da Pantone 2021
Parede cinza claro com tons mais vibrantes geram um contraste visual clássico.
(Foto: )
quarto com cores Pantone
Os artigos de decoração nos tons para 2021 também podem se adaptar ao estilo clássico.
(Foto: )

5 - Parede pintada na cor amarela com objetos e móveis cinza

Pode parecer nada ortodoxo, mas o tom de amarelo escolhido pela Pantone fica lindo na parede. Seja no quarto ou ainda na sala de estar, é possível contrastar o tom mais chamativo com peças clássicas e neutras na cor cinza, branca e preta, como um quarto amarelo e uma escrivaninha cinza. O tom combina até com o cantinho da cozinha, já que as peças tendem a ser grandes e neutras.

Gostou de alguma das opções que apresentamos? Como as cores também influenciam nos nossos sentimentos no dia-a-dia, vale usar da criatividade para decorar da forma como for mais agradável aos olhos de quem importa – aquele que vai morar na casa ou apartamento e se deparar com os objetos ao transitar pelos aposentos. 

Trouxemos algumas alternativas de combinações com cores neutras, mas tanto o cinza e amarelo podem fazer parte de criações mais ousadas sem perder a elegância, utilizando tons de azul, por exemplo.

Cozinha na tendência 2021
Seja no estilo minimalista ou contemporâneo, é possível adaptar as tendências ao próprio estilo pessoal.
(Foto: )

Quarto amarelo com planetas na parede
Aliar as tendências à própria personalidade pode ser uma forma interessante de transformar ambientes simples em espaços com estilo.
(Foto: )

Confira o especial Morar Bem

Colunistas