A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou, nesta terça-feira (28), os times que participarão do Mundial de Clubes Feminino 2025. O torneio conta com as oito melhores equipes do mundo, incluindo dois representantes brasileiros.

Continua depois da publicidade

Veja também: Medalhistas olímpicos da Superliga 2025/26

O Mundial está previsto para acontecer entre os dias 9 e 14 de dezembro, no Brasil. O técnico Luizomar, do Osasco, revelou, no último sábado (25), que a cidade de São Paulo sediará a competição. Apesar da definição, o local das partidas ainda é dúvida. Confira as opções de ginásio para os jogos.

Esta será a terceira vez que a cidade receberá o torneio, passadas três décadas desde a última vez. A metrópole já havia sediado a competição em 1991 e 1994 e, nas duas ocasiões, times paulistas saíram vencedores: Sadia faturou o título na primeira edição e o Sorocaba na segunda.

Desde então, apenas uma equipe brasileira conquistou o título: o Osasco, campeão em 2012, sob o comando do técnico Luizomar de Moura.

Equipes do Mundial de Clubes Feminino 2025

Pelo Brasil, o Osasco conquistou a participação no campeonato por ser o anfitrião. Já o Praia Clube garantiu a vaga após vencer o Campeonato Sul-Americano. Já a Europa conta com os favoritos ao título, os times italianos Conegliano, da brasileira Gabi Guimarães, e Scandicci.

Continua depois da publicidade

Além destes, foram distribuídas vagas ao vice-campeão continental na América do Sul, campeão continental na África e campeão continental na Ásia. A 42 dias do início do torneio, apenas sete times foram definidos e resta uma vaga. A FIVB comunicou que será definida em breve.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O vice-campeão continental da Ásia, o Binh Dien Long An, do Vietnã, abriu mão de participar do Mundial. A equipe alegou um conflito de datas, já que a competição acontecerá ao mesmo tempo dos Jogos do Sudeste Asiático (SEA), na Tailândia.

Lista dos times e sua classificação

  • Osasco (BRA) – anfitrião
  • Conegliano (ITA) – campeão continental na Europa
  • Scandicci (ITA) – vice-campeão continental na Europa
  • Praia Clube (BRA) – campeão continental na América do Sul
  • Alianza Lima (PER) – vice-campeão continental na América do Sul
  • Zamalek Sporting (EGI) – campeão continental na África
  • Zhetysu VC (CAZ) – campeão continental na Ásia

Leia também

Confira a sede e equipes do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025

Estreia da Superliga Feminina registra possível recorde em rali

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão