nsc
    nsc

    Sebrae Acelera Negócios

    Pensa em empreender? Saiba se você tem o perfil empreendedor

    Desenvolver pontos fortes para ajudar empreendedores a superarem desafios e manterem o crescimento dos negócios é um dos objetivos do Empretec 

    28/11/2020 - 13h00 - Atualizada em: 26/01/2021 - 14h50

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Conheça as qualidades fundamentais de um bom empreendedor
    (Foto: )

    Oferecido pelo Sebrae/SC a empreendedores de todas as áreas de atuação, independentemente do porte da empresa, o Empretec é um curso com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta testar os empresários para que seu comportamento empreendedor seja potencializado.

    O treinamento é realizado de maneira intensiva e tem duração de seis dias. Durante os encontros, os participantes são desafiados a exporem e enfrentarem seus medos, fraquezas e limitações, para, a partir de então, entenderem seus pontos fortes e qualidades.

    Segundo os facilitadores, o modo como os encontros são conduzidos permitem que cada participante redefina sua visão de mundo, sua maneira de exercer a liderança e desenvolva o senso de oportunidade. Por isso, não é raro encontrar empreendedores como Graziela Bussacro, que afirmam que os ensinamentos perpassam as paredes da empresa e são levados para outros momentos da vida

    – Consegui atingir objetivos e metas traçados também com a ajuda do Sebrae/SC, além de mostrar como qualificar nossa equipe. Mais que um treinamento profissional, o Empretec foi um treinamento para vida, Graziela Bussacro, proprietária da Fazzi Representações.

    “Como se tornar um empreendedor de sucesso?”

    Essa é uma das principais perguntas de quem procura o Empretec. O curso é oferecido no Brasil desde 1993 e já capacitou milhares de empreendedores que buscaram conhecimento técnico por meio do uso de ferramentas com eficácia comprovada em décadas de estudos e aplicações práticas.

    Em seminários expositivos e debates, são abordados pontos teóricos referentes à gestão e negócios, durante os jogos, os exercícios e as vivências, os alunos podem aplicar e verificar, na prática, o que aprenderam na teoria. Desse modo, desenvolvem qualidades típicas do comportamento de um bom empreendedor.

    – O Empretec nos coloca desafios para que possamos utilizar as ferramentas disponíveis no mercado para ter melhores resultados e sermos responsáveis pelo próprio sucesso — diz Henrique Ouro Weber, gestor em carreira e proprietário da Weber Consultoria em RH.

    Após seis dias de imersão, os participantes têm aguçadas as noções de gestão gerencial e de processos, sendo capazes de tomar as decisões em seu próprio negócio de forma mais segura e planejada.

    — O Empretec me ajudou a me conhecer melhor e a entender quais características eu poderia potencializar para usar nos negócios — Paula Castanho Vaz, psicóloga e coach financeira.

    Características que um empreendedor deve ter para se destacar

    Durante o Empretec, os facilitadores avaliam e trabalham no desenvolvimento de qualidades que diferenciam os bons empreendedores. Listamos algumas:

    • Ser capaz de se antecipar aos fatos, reconhecendo e aproveitando as oportunidades de negócios;

    • Criar oportunidades durante períodos de crise, seja implementando novos processos, seja desenvolvendo novos produtos;

    • Ter persistência ao enfrentar dificuldades e conseguir buscar soluções para elas;

    • Estar totalmente comprometido com o crescimento da empresa, isso significa conhecer todo o funcionamento, desde a contratação de fornecedores e de recursos humanos até o atendimento ao cliente e pós-venda;

    • Ser capaz de correr riscos de forma calculada e de tomar decisões firmes, sabendo eleger prioridades e reconhecer as necessidades reais;

    • Manter um elevado nível de qualidade e eficiência, a fim de entregar ao cliente o que ele precisa ou deseja;

    • Ser curioso e manter-se informado e atualizado para aprender processos de manutenção do negócio, sem perder o alinhamento com os valores da empresa e as demandas de mercado;

    • Conseguir cumprir rigorosamente as metas, mas também ter flexibilidade e criatividade para enfrentar problemas;

    • Realizar planejamento estratégico e monitoramento sistemáticos;

    • Ter poder de persuasão e de argumentação;

    • Manter uma boa rede de contatos;

    • Ser independente e autoconfiante para desenvolver suas habilidades de maneira autônoma e aplicar seus conhecimentos com eficiência.

    QUEM PODE PARTICIPAR DO EMPRETEC?

    Pessoas que desejam começar a empreender ou que estejam no começo da jornada, micro e pequenos empresários com pouca ou muita experiência e, ainda, gestores de empresas maiores, já consolidadas, podem participar do Empretec.

    A participação está subordinada a um processo seletivo. A seleção é realizada para que os participantes estejam em um nível semelhante de aptidão e prontos para absorver toda experiência e aprendizado do curso.

    A pré-inscrição pode ser realizada diretamente nosso site sebrae.sc/empretec. Após o preenchimento das informações, nossos Analista de Negócios farão um contato para explicar os maiores detalhes e agendar a entrevista na qual são feitas perguntas relacionadas ao cotidiano do candidato, com o objetivo de identificar se é o momento ideal para a participação já que é um seminário transformador e mexe intrinsecamente com o comportamento do empreendedor.

    Segundo o Sebrae Nacional, em acompanhamento realizado com empreendedores que fizeram o Empretec, 90% afirmam ter obtido maiores lucros e melhorias em seus modelos de negócio, após a participação no curso..

    Então, saiba mais, acesse a página do Empretec.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas