Em tempo de pré-carnaval, Laguna, no Litoral Sul do Estado, vive as expectativas para um dos maiores eventos da cidade durante o ano. Em 2025, a festividade acontece em março, entre os dias 1° e 5, mas para entrar no clima, o município já realiza apresentações com escolas de samba tradicionais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Neste ano, a expectativa é de que mais de 200 mil pessoas passem pelo evento que é considerado a maior festa popular do Sul do Estado. Pensando na tradição da festa no município, a Secretaria de Comunicação (SECOM), com o apoio da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), deu início a um documentário que conta histórias e curiosidades das cinco escolas de samba da cidade.

Trechos da obra já foram divulgados, mas a produção completa deve ser lançada em julho, na semana cultural de Laguna. Participaram do projeto as escolas Mocidade Independente, Democratas, Vila Isabel, Xavante e Brinca Quem Pode.

Veja fotos do pré-carnaval 2025

Continua depois da publicidade

Saiba quais são as principais escolas de samba de Laguna

Mocidade Independente: Em 2000, a escola foi campeã do desfile com o enredo “Do fogo nasce a vida”. Com grande ligação familiar, o grupo tem como grandes personagens João de Souza Júnior, conhecido como Dão, o fundador da Mocidade, além de Fátima Regina Marçal, a Fafá, e seu filho Gabriel Marçal.

Mocidade Independente (Foto: Secom, Divulgação)

Democratas: Com 24 títulos em sua trajetória, a escola é uma das mais tradicionais do município e Estado. Júlio César da Silva segue o legado de seu pai, Eli Caetano, um dos fundadores da escola. O nome Democratas tem como objetivo simbolizar inclusão e democracia. Uma das grandes personagens é Cida Milesi, porta-bandeira por quase três décadas, e Arnaldo Júnior, atual mestre-sala e carnavalesco.

Democratas (Foto: Secom, Divulgação)

Vila Isabel: A escola é presidida por Cláudia Ferreira Sabino, a primeira rainha de bateria de Laguna, tem como um de seus principais anos 2007, quando conquistou o campeonato com o enredo “Ser ou não ser cristão ou não”.

Vila Isabel (Foto: Secom, Divulgação)

Xavante: A maior campeã, com 33 títulos, tem uma trajetória rica de cultura e história em Laguna. Cristian Pavanate Soares, é o mestre de bateria desde 2004, e Gisele Pavanate Soares é rainha de bateria há 29 anos, sendo a mais longeva.

Continua depois da publicidade

Xavante (Foto: Secom, Divulgação)

Brinca Quem Pode: Conhecida por ser a força do “povão”, a escola tem como princípio dar espaço à juventude no Carnaval de Laguna. Joel e Janice dos reis seguem o legado do pai Paulinho Baeta.

Brinca Quem Pode (Foto: Secom, Divulgação)

Pré-Carnaval 2025

O cronograma do Pré-Carnaval de Laguna iniciou em 7 de fevereiro, com apresentações das escolas de samba do município. A programação segue até este sábado (22). Confira abaixo:

  • Sexta-feira (21), 21h: Xavante, Vila Isabel e Mocidade – Centro Histórico, na rua Raulino Horn;
  • Sábado (22), 21h: Democratas, Mocidade, Brinca Quem Pode, Vila Isabel e Xavante – Mar Grosso, na avenida Senador Gallotti.

Leia mais

Enterro da Tristeza, Sujos e Pop Gay: veja pré-programação do Carnaval 2025 em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Bloco desiste de participar do carnaval em Florianópolis