Blumenau é conhecida nacionalmente por celebrar as tradições germânicas, o que atrai turistas de todo o país. Mas, a cidade também é referência em turismo ecológico, o que tem ganhado força entre visitantes e moradores que buscam conexão com a natureza.
Continua depois da publicidade
Localizada no coração do Vale Europeu de Santa Catarina, a cidade é cercada por Mata Atlântica e abriga parques naturais, cachoeiras e trilhas. Além disso, a cidade promove ações de conscientização ambiental, como o Junho Verde, que em 2025, conta com uma programação completa voltada à conscientização ecológica.
Com uma das maiores áreas preservadas de Mata Atlântica do Estado, Blumenau é um dos principais destinos de turismo ecológico do Sul. A cidade conta com unidades de conservação e destinos que combinam lazer, natureza e preservação.
Entre os principais atrativos, estão o Parque Nacional da Serra do Itajaí, o Parque Natural São Francisco de Assis e o Parque Spitzkopf. Esses locais oferecem infraestrutura para trilhas, observação de aves, contato com a fauna e flora locais e outras atividades.

Conheça os principais atrativos de turismo ecológico em Blumenau:
Parque Nacional da Serra do Itajaí
Continua depois da publicidade
Localizado em Blumenau e nos municípios de Ascurra, Apiúna, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos, o parque possui mais de 57 mil hectares de Mata Atlântica. No local, é possível realizar trilhas como a do Morro do Sapo e a Trilha da Chuva. Além disso, também é ideal para a prática de cicloturismo. O parque é uma unidade de conservação, que contempla diversas paisagens encantadoras.
Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Localizado em área urbana, é um excelente ponto de partida para quem deseja explorar o turismo sustentável em Blumenau. O parque conta com trilhas curtas e educativas, como a Trilha Caminho das Águas, com 1.432,3 metros, e a Trilha do Tucano e a Trilha da Cutia, com 823,7metros. Além disso, no espalo também acontecem atividades com foco na educação ambiental. Por isso, é muito visitado por escolas e famílias.
Parque Ecológico Spitzkopf
Com cerca de 500 hectares de floresta, o Spitzkopf oferece trilhas que levam a mirantes de até 914 metros de altitude, em que é possível avistar o mar em dias limpos.
Região de Nova Rússia
A aproximadamente 25 km do centro, Nova Rússia é uma das regiões mais preservadas de Blumenau. No local, estão sítios que preservam a natureza da cidade, a estação de tratamento de água e diversas opções gastronômicas. É ideal para acampamentos, trilhas e banho de rio.
Continua depois da publicidade
Parque Horto‑Botânico Edith Gaertner
O Parque Horto‑Botânico Edith Gaertner, localizado nos fundos do Museu da Família Colonial, é um refúgio urbano de cerca de 4 000 m² em Blumenau. No endereço, é possível conferir plantas como bambuzais, um espécime de ginkgo‑biloba e plantas históricas plantadas pelo Dr. Blumenau no século XIX.
É famoso também pelo curioso Cemitério dos Gatos, onde Edith Gaertner enterrava seus felinos, e pelas esculturas artísticas em homenagem a ela e aos animais. O manejo está a cargo da Fundação Cultural, e o acesso é gratuito, com visitações de terça a domingo, das 10h às 16h.
Junho Verde: mês de educação ambiental e ações sustentáveis
O Junho Verde em Blumenau é uma iniciativa da Prefeitura para ampliar a consciência ambiental por meio de ações práticas e educativas. Em 2025, a programação inclui Mutirões de limpeza em rios e trilhas, palestras e oficinas sobre meio ambiente, atividades com escolas, trilhas guiadas nos parques naturais; e plantio de árvores.
Essas ações são promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e têm apoio de instituições públicas, privadas e do terceiro setor que atuam na cidade.
Continua depois da publicidade