Perder o celular ou, um cenário pior ainda, ter o celular roubado, é sinônimo de transtornos. Essa realidade, infelizmente, atinge um número ainda maior de pessoas durante o Carnaval e, o período que era para ser de diversão, acaba se tornando uma grande dor de cabeça, com prejuízos e até mesmo o risco de cair em golpes.
Continua depois da publicidade
Para diminuir um pouco os transtornos para quem sofre essa perda, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Federal lançou, em 2024, o aplicativo Celular Seguro, que tem o objetivo de diminuir roubos, furtos e prejuízos financeiros, permitindo o bloqueio dos dispositivos de forma remota, impendido os criminosos de usarem a linha telefônica, acessar os aplicativos de banco e de mensagens. Além disso, facilita a localização do aparelho pela polícia.
O aplicativo é gratuito e, para fazer o registro do aparelho, o usuário deve ter uma conta cadastrada no gov.br. O app está disponível tanto para Android quanto para iOS, e a plataforma também pode ser acessada por um computador.
Como usar o aplicativo
O primeiro passo é baixar o aplicativo nas lojas (Apple Store para iOS e Play Store para Android). O usuário deve efetuar o login pela conta registrada no gov.br.
Na sequência, deve fazer o “cadastro” do celular. Para isso, basta clicar em “Registrar aparelho” no menu de opções e fornecer as informações solicitadas (marca, modelo, IMEI, operadora e número da linha).
Continua depois da publicidade
O último passo é adicionar um contato de confiança, que pode se acionado pela polícia em caso de recuperação do celular. Essa pessoa pode emitir o alerta de aparelho roubado a partir do próprio dispositivo, se necessário, desde que também tenha o aplicativo instalado e uma conta no gov.br.
E se o meu celular for roubado?
Para quem teve o celular perdido ou furtado, o alerta pode ser emitido no aplicativo em qualquer outro dispositivo, inclusive de terceiros, desde que o usuário que teve o aparelho roubado acesse com a própria conta.
O aviso também pode ser feito pelo site celularseguro.mj.gov.br. Tanto no app quanto no site, basta clicar em “alerta” e selecionar o modelo. A seguir, deve ser indicado o tipo de ocorrência, e também a escolha dos serviços que se deseja bloquear.
Continua depois da publicidade
Uma outra opção é, como citamos, usar o aplicativo do contato de emergência para emitir o alerta. Vale lembrar que as opções de bloqueio são flexíveis – pode-se optar por inutilizar o aparelho inteiro, a linha, alguns aplicativos específicos como os de banco ou instituições financeiras.
Dicas para proteger o celular
O aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal é uma ótima ferramenta, mas existem outras dicas para proteger o celular e evitar furtos ou golpes digitais. As orientações servem, inclusive, para quem vai curtir o Carnaval.
Usar senha e biometria para acessar o dispositivo e, principalmente, aplicativos de bancos, evitar o uso de redes Wi-Fi públicas e, para quem vai estar na folia, contar com acessórios como pochetes ou doleiras pode evitar alguns transtornos.





