As apostas para quem será o ator para viver o próximo James Bond estão em aberto, mas o carro que ele vai dirigir é praticamente uma unanimidade. E os brasileiros poderão conhecê-lo antes do próximo agente 007 chegar às telonas. Um privilégio para poucos, já que ele será um dos carros mais caros à venda no país.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Apenas cinco meses após o lançamento na Europa, a Aston Martin apresenta por aqui o novíssimo Vanquish na cor especial de lançamento, a Supernova Red.

Trata-se do mais potente Aston Martin em seus 111 anos de história: sob o capô ostenta um motorzão V12 biturbo 5.2 que entrega 835 cv e 102 kgfm de torque. Isso o torna capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir 345 km/h de velocidade máxima, ideal para o agente 007.

Os 10 novos SUVs mais esperados de 2025

Continua depois da publicidade

Serão produzidas apenas 1 mil unidades deste superesportivo por ano. Nos detalhes de sua construção, ele recebeu um chassi aperfeiçoado, a transmissão automática ZF de 8 velocidades trabalha com o diferencial eletrônico de deslizamento limitado na traseira (e-diff), que por sua vez está integrado ao programa eletrônico de estabilidade (ESP). 

Esse conjunto proporciona um controle dinâmico direto do comportamento do carro, permitindo que o deslizamento das rodas no eixo traseiro seja gerenciado e otimize a tração em todas as condições possíveis.

Veja fotos do novo carro do James Bond

Design em forma de lágrima

O Vanquish é construído em torno de uma estrutura de carroceria de alumínio expressa elegância contemporânea e curvas fluidas. Ao ampliar as proporções do motor dianteiro, o superesportivo ganhou forma de lágrima.

Continua depois da publicidade

A conexão da marca britânica com o automobilismo inspirou a equipe de design, em particular, os intrincados detalhes funcionais encontrados nos carros de Fórmula 1 de hoje e as formas limpas e fluidas de protótipos de Le Mans durante a década de 1960.

Esse DNA ajudou a definir do Vanquish seu capô esculpido, com persianas térmicas inspiradas na F1 para ajudar a resfriar o motor V12, e o Kamm Tail, que serve para reduzir o arrasto que diminui a velocidade. 

O Vanquish recebeu para-choque dianteiro, para-lama e design de grade totalmente novos. A grade tradicional com palhetas é padronizada e a abertura ampliada. Novas saídas de ar externas no para-choque canalizam o ar ao redor do nariz, canalizando o ar frio para os arcos das rodas dianteiras para auxiliar no resfriamento dos freios.

Teto de vidro oferece proteção solar

Os faróis Matrix LED apresentam a nova assinatura de luz da marca com luzes diurnas (DRLs) integradas. Detalhes intrincados foram aplicados às luzes, incluindo a marca Aston Martin gravada nas partes internas dos faróis.

Continua depois da publicidade

Um dos elementos mais dramáticos do design é o teto panorâmico de vidro: ele foi projetado para permitir apenas 6% de transmissão de luz e usando um revestimento para proteger os ocupantes dos raios UV-A e B prejudiciais.

Na lateral, exibe uma faixa com acabamento em cromo brilhante. As maçanetas das portas embutidas agora são implantadas eletronicamente em direção à mão, os retrovisores sem moldura apresentam um design menor para melhorar o perfil aerodinâmico. As rodas são de 21” em bronze. 

Na traseira, o spoiler integrado na tampa do porta-malas fornece equilíbrio aerodinâmico da frente para trás. Um elemento de estilo puro é o “shield”, que foi projetado para parecer estar flutuando na traseira do carro. Este painel exibe a marca Aston Martin e pode ser personalizado em vários acabamentos de fibra de carbono ou cor da carroceria. As lanternas em LED possuem sete lâminas individuais. 

Cabine foca na experiência

Na cabine do Aston Martin Vanquish, o artesanato e a precisão são elementos centrais. O interior, projetado para dois lugares, foca no prazer do motorista e na experiência compartilhada. 

Continua depois da publicidade

O console central rebaixado cria um plano horizontal. Ao invés de costura tradicional, uma foi utilizada uma linha cromada. O visor digital de 10,25″ é personalizável. O sistema de tela sensível ao toque também de 10,25″ oferece conectividade e controle por gestos. O sistema de áudio Bowers & Wilkins aprimora a experiência sonora do veículo.

O Aston Martin Vanquish chega ao Brasil com preço inicial de R$ 5,4 milhões, o mais caro da marca à venda. A importadora UK Motors estima trazer apenas dez unidades por ano, mas pode ampliar conforme a demanda. A previsão de entrega do novo Vanquish é de aproximadamente dez meses.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Como fazer a transferência de veículos sem sair de casa: guia passo a passo

Eles ainda existem: os 5 melhores carros com câmbio manual do mercado