Nem sedãs, nem picapes, nem hatches. O segmento da moda, dos SUVs, vai bombar ainda mais em 2025, com a estreia de pelo menos sete importantes novidades, entre reestilizações, novas versões e modelos inéditos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No ano passado, os SUVs somaram 940 mil unidades de modelos zero-km emplacados num total de 2,484 milhões de veículos leves (automóveis e comerciais leves) — quase 38%.

Entre SUVs compactos, médios e grandes, o ano de 2025 vai se destacar pela chegada de novos modelos compactos, o que certamente vai continuar “roubando” consumidores de hatches e sedãs e aumentando seu volume em participação.

Mas há espaço também para novidades entre os médios e grandes. Certamente teremos surpresas, mas estes 10 modelos a seguir estão garantidos para este ano.

Continua depois da publicidade

Os 10 SUVs mais esperados

  • 10º BMW X3: A quarta geração do SUV chega ao Brasil em março, trazendo um inovador motor híbrido-leve com sistema elétrico de 48V. Entre as opções de motorização, destaca-se o motor a gasolina turbo de 2.0, que produz uma potência combinada de 208 cv, além de uma versão de seis cilindros 3.0 que impressiona com seus 399 cv. Este novo modelo é ligeiramente maior e mais largo que o anterior, apresentando uma grade frontal ampla com um design diagonal e vertical, que pode ser iluminada. No interior sofisticado, a cabine abriga uma tela curva de grandes proporções que integra os diversos painéis, além de recursos de realidade aumentada e um display head-up.
  • 9º Volkswagen Taos: Em meio à incerteza sobre o futuro da planta argentina da Volkswagen, que atualmente produz tanto o SUV quanto a picape Amarok, é quase certo que o novo Taos será fabricado no México, onde já está em produção. Em vez do motor 1.4 turbo de 150 cv, há a possibilidade de que o modelo chegue com motor 1.5 turbo de 176 cv e transmissão automática de 8 velocidades. O design do carro apresenta um visual mais moderno: a grade foi reposicionada abaixo dos faróis, que agora são mais finos e conectados por uma barra iluminada, recurso de design repetido na parte traseira. Por outro lado, as mudanças no interior foram menos significativas, especialmente na versão mexicana.
  • 8º Volkswagen Nivus GTS: Já antecipado pela marca, será a versão mais potente, esportiva e consequentemente topo de linha do SUV-cupê. Ele vai receber motor 250 TSI 1.4 turboflex, que oferece 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de 6 marchas. O visual do GTS será mais esportivo, apresentando frisos vermelhos, uma imponente entrada de ar frontal em formato colmeia, saias laterais, logotipos GTS e rodas de 18 polegadas. No interior, contará com bancos de couro com costuras vermelhas, além de detalhes que imitam fibra de carbono. O Nivus GTS, esperado para março, também receberá novos ajustes na direção e na suspensão, e seu preço deverá ultrapassar os R$ 170 mil.

Continua depois da publicidade

  • 7º Caoa Chery Tiggo 7 PHEV: Depois de emplacar quase 31 mil unidades do Tiggo 7 em 2024, a marca com fábrica em Anápolis (GO) lança no final deste mês uma versão híbrida plug-in (PHEV) do SUV médio feito localmente. O conjunto que terá motor 1.5 turbo vai permitir que o Tiggo 7 rode por pelo menos 50 km no modo 100% elétrico. A Caoa Chery está de olho no segmento do BYD Song Plus e pode esperar preços bem agressivos neste lançamento. Na esteira, a marca também deve nacionalizar o PHEV do Tiggo 8, que até então vem da China, e brigar melhor pelos preços, já que os eletrificados importados estão com alíquotas crescentes de impostos.
  • 6º Futuro SUV médio da Renault: Ainda sem nome definido, mas conhecido como projeto R1312, o SUV terá um duplo desafio: além de firmar a marca em um inédito segmento, com o qual não tem familiaridade no Brasil (seus outros SUVs são menores e, portanto, mais acessíveis), terá que continuar o alinhamento com modelos Renault e deixar de lado o padrão da romena Dacia. O Kardian já foi um passo nessa direção. O motor será o 1.3 turboflex desenvolvido pela Horse que rende 163 cv. Com lançamento previsto para o segundo semestre, deverá ter em um segundo momento uma opção híbrida. A tarefa não será fácil, já que brigará com rivais do naipe de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
  • 5º Chevrolet Tracker: Um dos SUVs compactos mais vendidos em 2024 (vice-líder, atrás apenas do VW T-Cross), o Tracker passará por uma necessária renovação após 5 anos de mercado. Produzido em São Caetano do Sul (SP), receberá no redesenho uma frente mais moderna e esportiva, enquanto na parte traseira, as mudanças se resumem a novas lanternas. Por dentro, vai incorporar elementos já conhecidos da S10 e da Spin, integrando painel de instrumentos e sistema de multimídia. Os motores, que já foram atualizados para a linha 2025 com injeção direta permanecerão inalterados: o turboflex 1.0 com potência de até 121 cv e o 1.2, que com a injeção direta ganhou potência e torque, além de melhorias no consumo de combustível. Existe também a possibilidade de uma opção híbrida-leve flex ser lançada no primeiro semestre
  • 4º Honda WR-V: Chamado de Elevate no mercado asiático, o SUV compacto brasileiro (produção em Itirapina, SP) vai adotar o nome de um antigo conhecido: WR-V, que saiu de linha em 2022, mas em nada o lembrará. Posicionado abaixo do HR-V, contará com ótimo aproveitamento do espaço interno e do porta-malas e itens de segurança para se sobressair. O motor não vai surpreender: será o mesmo do City, 1.5 aspirado que rende 126 cv, enquanto um inédito híbrido só deve ficar pronto em 2026.

Continua depois da publicidade

  • 3º Nissan Kicks: Uma renovação de corpo e alma é o que promete o novo SUV compacto produzido em Resende (RJ) a partir de março. Para não ficar caro demais e perder clientes, a marca vai manter o antecessor à venda, com o sobrenome Play. Com o novo Kicks, a Nissan sobe de patamar em design, motor e tecnologias de segurança. E também de conforto e espaço. A nova geração do SUV compacto fica mais esportiva, robusta e uma frente imponente, cuja grade integra as luzes diurnas e tem logo acima os faróis afilados. Com produção local, a Nissan contará com um novo motor 1.0 turboflex e num segundo momento será acompanhado de um sistema híbrido-leve.
  • 2º Toyota Yaris Cross: Embora tenha atrasado seu cronograma, o SUV compacto deve mesmo sair ainda neste semestre. Até porque por culpa dele, a marca deixa de produzir em Sorocaba (SP) os modelos hatch e sedã para abrir espaço ao novo SUV. Sob o capô herda o 1.5 aspirado atualizado que poderá ter alterações de consumo, potência e torque. Fontes do mercado também cravam que versões mais caras contarão com um conjunto híbrido com motor 1.5 16V flex de ciclo Atkinson, que funcionará em conjunto com um motor elétrico, formando um sistema híbrido convencional que não requer recarga em tomada. Porta-malas grande, espaço interno e ênfase em segurança e conectividade serão outros destaques. Com um mercado concorrente forte, o novo Yaris Cross terá pela frente todos os lançamentos e os demais SUVs compactos best sellers, como Nissan Kicks, Honda WR-V e HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen Tera. A aposta de concessionários é que o novo Toyota vá custar entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.
  • 1º Volkswagen Tera: Sem dúvida este será um dos lançamentos mais esperados do ano e chega logo. No Carnaval, a Volks deve anunciar mais detalhes do novo SUV compacto produzido em Taubaté (SP), onde antes era feito o Gol. Mesmo sendo um produto totalmente desenvolvido no Brasil, a Volks quer e precisa se aproximar dos produtos europeus para fazer frente à concorrência chinesa. A expectativa é que melhore os padrões de acabamento, já que em design, motorização e suspensão a montadora acerta no gosto do brasileiro. Seu T-Cross foi líder de vendas por todo 2024. O motor deve ser o mesmo do Polo e Nivus, 1.0 turboflex de até 128 cv de potência. Virá caprichado também em itens de conforto e tecnologia para enfrentar rivais como Renault Kardian e Fiat Pulse.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais:

Como fazer a transferência de veículos sem sair de casa: guia passo a passo

Eles ainda existem: os 5 melhores carros com câmbio manual do mercado