Neste sábado (5), a Livraria Latinas, em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, recebe o lançamento do livro “Cinco poetas italianas na virada do século XIX–XX”. A antologia, publicada pela Editora 7Letras, é a primeira tradução no Brasil de obras de Maria Antonietta Torriani (Marchesa Colombi), Ada Negri, Amalia Guglielminetti, Maria Crisi Ginanni e Antonia Pozzi.

Continua depois da publicidade

O livro é resultado de um laboratório de tradução poética que integrou o projeto Conectando Culturas, financiado pelo CNPq e que reuniu pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade de São Paulo (USP). O evento de lançamento começa às 19h e terá um bate-papo com as tradutoras da obra, mediado pela escritora Mariana Vogt.

Os poemas, produzidos entre os séculos 19 e 20, refletem sobre temas variados, como o amor, a fratura existencial, o trabalho feminino e as transformações sociais do período.

— Temos, por exemplo, mulheres que assinam manifestos feministas desde o começo do século, e também outras com um tom mais melancólico em relação ao amor, ou ainda mais combativas — explica Patricia Peterle, professora da UFSC e coordenadora do projeto.

De acordo com a coordenadora, o processo de tradução foi colaborativo e incluiu professoras universitárias, entre elas algumas com mais experiência em tradução e outras com menos, além de alunas de pós-graduação e graduação.

Continua depois da publicidade

— O processo de tradução teve que lidar com a diversidade e com a perspectiva que cada uma trazia a partir de sua própria experiência. Não houve uma tentativa de homogeneizar. Não se tentou fazer com que as várias traduções de poemas de uma mesma poeta tivessem o mesmo tom, porque são pessoas diferentes traduzindo. E traduzir é justamente isso: lidar com a diversidade, lidar com o outro — destaca.

A iniciativa, segundo ela, também reforça o vínculo entre universidade e comunidade, especialmente em Santa Catarina, onde a cultura italiana é marcante.

— A importância e o potencial inovador do projeto estão em promover essa conexão com uma Itália talvez menos conhecida no Brasil, e não só aqui, mas também menos visível em termos da produção de mulheres italianas — afirma.

Veja fotos das autoras

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua depois da publicidade

Leia também

Alfabetizada pelo EJA, moradora de Florianópolis publicará livro no dia do aniversário de 90 anos