Em um clima nostálgico, a Renault apresentou uma variante elétrica de um compacto que correu nos ralis há 45 anos. O Renault 5 Turbo 3E renova o legado dos icônicos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80, pioneiros com motores turbo a gasolina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com uma estrutura de carbono e design personalizável, ele combina um formato compacto com características de supercarros.

O design do Renault 5 Turbo 3E destaca a esportividade e a aerodinâmica, crucial para a eficiência de veículos elétricos. O projeto busca renascer o legado dos anos 1980, integrando tecnologias modernas sob a abordagem de retrofuturismo.

Usando uma plataforma inédita com tração traseira, o Renault 5 Turbo 3E tem 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,38 metro de altura. A frente mantém o design tradicional, com faróis quadrados em led, entradas de ar para gerenciar o fluxo de ar e resfriamento, além de um design que lembra os modelos originais.

Continua depois da publicidade

Como um veículo esportivo de duas portas e dois lugares, o Turbo 3E possui rodas de 20 polegadas com motores elétricos integrados e uma bateria posicionada sob o assoalho, garantindo espaço no porta-malas e um centro de gravidade reduzido.

Conjunto impressiona

Desenvolvido com uma plataforma elétrica dedicada, o veículo foi projetado para ser leve e ágil, com a ambição de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.

E não se trata de um simples restomod: o Renault 5 Turbo 3E é um mini-supercarro com 540 cavalos de potência e impressionantes 489 kgfm de torque imediato. Tudo isso com o apoio da expertise da Alpine na engenharia de carros esportivos elétricos.

A bateria é posicionada sob o assoalho, permitindo um centro de gravidade mais baixo, o que contribui para uma condução ágil e capacidades para drift. O veículo é construído em carbono, com bateria de 70 kWh, pesa cerca de 1.450 kg e autonomia superior a 400 km.

Continua depois da publicidade

Para uso em circuito, o Renault 5 Turbo 3E pode atingir 270 km/h e pode ser recarregado de 15% a 80% 15 minutos.

Interior esportivo e conectado

O interior possui bancos do tipo concha com cintos de segurança de seis pontos e componentes em carbono que reduzem o peso. O revestimento é feito com couro Alcantara e o freio de mão vertical do tipo rali complementa o ambiente.

Veja imagens do modelo

As telas OpenR de 10,1’’ e 10,25’’ oferecem informações de condução e navegação, homenageando os modelos originais Renault 5 Turbo. O sistema OpenR Link com Google integrado proporciona acesso a serviços como Google Maps, facilitando o planejamento de rotas elétricas.

Continua depois da publicidade

Os clientes podem personalizar diversos elementos, desde a carroceria até os revestimentos internos, criando um veículo exclusivo com a ajuda dos designers da Renault.

Serão produzidas 1.980 unidades numeradas, em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo. A comercialização contará com um programa de pré-venda que inclui opções de financiamento e escolha do número da placa.

Mas nada de vê-lo no Brasil. Ele só chegará aos mercados europeu, do Oriente Médio, Japão e Austrália. As entregas estão previstas para 2027.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

Gigante chinesa lança tecnologia que permite recarregar carros elétricos em só 5 minutos

Quer pilotar uma moto esportiva? Suzuki lança modelo de “entrada”