Carregar um veículo elétrico em apenas 5 minutos já é realidade. A BYD lançou oficialmente a Super e-Plataform, que permite um carregamento de 1 megawatt (1.000 kW) e uma velocidade de recarga de até 2 quilômetros por segundo, o que se traduz em uma autonomia de 400 quilômetros em apenas 5 minutos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Durante o lançamento, Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD, afirmou que “a solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”.
A plataforma destaca-se por ser a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000V para veículos de passageiros em produção em massa e traz um motor de 30.000 rpm, além de novos chips de carbeto de silício (SiC).
É a maior velocidade de carregamento em pico do mundo, com 1 segundo para 2 quilômetros, oferecendo aos usuários uma experiência de carregamento definitiva.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do lançamento
Só na China, o CEO informou que haverá 4 mil eletropostos desses de recarga.
Han e Tan serão os pioneiros
Os veículos Han L e o Tang L, que estão em pré-venda na China, são os primeiros modelos a utilizar essa tecnologia.
Para suportar o carregamento ultrarrápido, a BYD desenvolveu também um sistema de carregamento com resfriamento líquido e a capacidade de converter postos de recarga existentes em super-recargas.
A entrega dos veículos está prevista para abril, e a Super e-Plataform promete redefinir a mobilidade elétrica.
Continua depois da publicidade
Ainda não há previsão de quando essa tecnologia chega ao Brasil, mas poderá revolucionar o mercado se for compatível com a infraestrutura e vier com preços competitivos.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Quer pilotar uma moto esportiva? Suzuki lança modelo de “entrada”
Conhecemos o Volkswagen Tera de perto e te contamos os detalhes




