nsc
nsc

Decoração

Conheça os diferentes tipos de puxadores, que garantem praticidade e beleza aos móveis

Item indispensável na decoração, os puxadores podem definir o estilo do ambiente

04/08/2022 - 14h02

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Puxador tipo cava metálico
Puxador tipo cava metálico são resistentes, facilita o encaixe dos dedos na hora de puxar e deixa o ambiente mais clean
(Foto: )

Para além da função prática de servir para abrir os móveis, os puxadores, hoje, são os mais variados e fazem parte da decoração, com diferentes acabamentos, texturas e tamanhos. Alguns deles trazem mais segurança, principalmente no caso de crianças em ambientes como a cozinha. Outros são tão sofisticados que renovam a beleza dos móveis.

> Considerando que o conceito de paternidade mudou, loja de Joinville aposta em presentes para o pai dos dias atuais

Entre os tipos mais comuns estão os externos, que ficam parafusados na porta, e podem ser de várias formas, cores e tamanhos. A principal vantagem deles é a facilidade de instalação e, em alguns casos, o preço. Mas, é preciso estar atento à qualidade do material, para evitar aqueles que podem soltar e quebrar depois de algum tempo.

Outro aspecto a ser considerado é que móveis com diferentes tipos de puxadores em um mesmo ambiente, sobretudo se eles forem chamativos e destacados, podem gerar um visual mais poluído.

Existem também puxadores externos do tipo alça, indicados para ambientes no estilo mais moderno. Eles podem ser de vários tamanhos, e alguns podem ocupar grande parte das portas e gavetas. Umas das vantagens é a facilidade de uso, já que garantem uma pegada mais firme.

Outro puxador externo muito comum, considerado clássico, charmoso e prático, é o tipo bolinha. É indicado principalmente para as portas de armários e também gavetas, e pode ser usado, inclusive, na cozinha junto com outros tipos de puxadores, como o concha.

Quando falamos de tipos de puxadores para cozinha que estão na moda, o concha ganha destaque. Um diferencial é a versatilidade, porque ele combina com o estilo retrô, clássico, rústico ou até mesmo industrial. Depende, é claro, da cor e do acabamento da marcenaria, e, devido ao seu formato, é indicado principalmente para gavetas.

Outro modelo muito usado em cozinhas planejadas é o puxador tipo cava. Esses puxadores são embutidos na frente da porta do móvel. O acabamento desse tipo de puxador tem uma espécie de “parede” que facilita o encaixe dos dedos na hora de puxar a gaveta, o que garante mais praticidade. São muito resistentes e são uma opção interessante para quem busca um ambiente mais clean.

Mas para quem busca um ambiente ainda mais clean, e projetos com acessibilidade, o mais indicado é o chamado: “fecho toque” ou “click”. Basta pressionar a parte inferior do armário ou gaveta e soltar que ele abre automaticamente.

> Especialistas dão dicas de como utilizar organizadores e otimizar o espaço do lar

Ainda nesta linha clean, com excelente custo-benefício, existe o puxador tipo chanfro, que pode ser feito com o mesmo material do móvel por meio de um corte, mas também pode ser revestido com plástico ou algum acabamento metálico (de alumínio, por exemplo).

Já o puxador embutido também fica discreto nos móveis e facilita o manuseio. Uma vantagem é a variedade de cores disponíveis para combinar perfeitamente com a marcenaria e trazer um toque de sofisticação. Eles são da linha dos chamados puxadores lineares, que ficam em toda extensão da porta do móvel.

Como é possível perceber, existe uma infinidade de puxadores no mercado. Em Joinville, a loja com a maior variedade de modelos de puxadores é a Madville. No Home Center, é possível encontrar mais de 2 mil opções disponíveis a pronta entrega.

Encontre esses e mais itens para sua casa acessando o site da Madville

Leia também

“É um espaço para toda a família” afirma CEO de empresa de decoração em Joinville

Parque fabril em Joinville terceiriza processos de marcenaria e otimiza entrega de projetos

Empresa joinvilense é referência no Sul do país na área de decoração

Colunistas