A arquitetura de Santa Catarina vive um momento de consolidação no mercado nacional, e segundo o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo, o estado está entre os cinco do país com maior concentração de profissionais da área. Um dos edifícios referência no estado é o WOA SKY Residence, em São José (SC). Para demonstrar a força criativa catarinense, o empreendimento conta com três apartamentos decorados assinados por escritórios catarinenses. 

Continua depois da publicidade

Todos os apartamentos têm estilo próprio e fortalecem a vocação da arquitetura catarinense para soluções inovadoras e espaços que valorizam o bem-estar. Eles são assinados pelos escritórios Studio Gabriel Bordin, Andressa Venturi Arquitetura e OSA Arquitetos. Cada um traduz, de forma singular, diferentes interpretações do morar urbano contemporâneo.

Localizado em uma área valorizada da Grande Florianópolis, o empreendimento da WOA Empreendimentos propõe uma leitura atual sobre apartamentos compactos e funcionais, em que o design exerce papel central e o conforto se torna um valor estruturante. A proposta é apresentar ambientes que dialoguem com estilo de vida, uso inteligente de espaço e identidade estética.

No lançamento dos decorados, Waltinho Koerich, diretor da WOA, destacou a direção que norteia o projeto. Segundo ele, o objetivo do empreendimento é mostrar que o morar com propósito é o novo luxo do mercado imobiliário. 

Continua depois da publicidade

— Cada projeto reflete um estilo de vida e o olhar de profissionais que traduzem o melhor do design catarinense contemporâneo. Mais do que ambientes decorados, são interpretações sensíveis do que é viver bem, com design, conforto e autenticidade — afirma.

Três olhares de arquitetos catarinenses sobre o novo morar

Projeto arquitetônico valoriza o espaço de forma fluida e adaptável (Foto: Divulgação)

O primeiro dos decorados é assinado pelo Studio Gabriel Bordin, de Florianópolis. Com o objetivo de trabalhar a fluidez espacial e a versatilidade do espaço, o projeto utiliza um bloco amadeirado na cozinha com paredes claras, para criar uma base neutra que valoriza obras de arte e mobiliário autoral. Uma mesa em mármore Verde Guatemala atua como ponto central da ambientação, para reforçar a presença da luz natural e criando equilíbrio entre textura, materialidade e funcionalidade. 

Espelhos posicionados de forma estratégica ampliam a sensação de profundidade e favorecem a continuidade visual entre os ambientes.A abordagem do escritório busca criar um espaço que possa se transformar conforme o morador. 

Continua depois da publicidade

— Acreditamos que a arquitetura é um organismo vivo, que se transforma com quem habita. Por isso deixamos espaços abertos à personalização — comenta Gabriel Bordin.

Escolha de materiais neutros e elegantes faz parte do segundo decorado (Foto: Divulgação)

Já o segundo decorado tem assinatura da arquiteta Andressa Venturi e apresenta uma leitura marcada por elegância discreta e escolhas materiais que reforçam o acolhimento. A paleta em tons terrosos e neutros recebe texturas como lâmina de nogueira, pedras suaves e couro trançado. O resultado é uma ambientação que equilibra simplicidade sofisticada e sensação de conforto permanente. A iluminação indireta reforça esse clima, para criar pontos de destaque que valorizam peças de design selecionadas e volumes arquitetônicos.

— Queremos que o visitante sinta que pode viver aqui, e que o luxo está na sensação, não no excesso — define Andressa.

 Terceiro decorado aposta em materiais naturais e toques de cor (Foto: Divulgação)

Por fim, o terceiro projeto, desenvolvido pelo escritório OSA Arquitetos, de Blumenau, explora a integração entre marcenaria, arquitetura e funcionalidade. Painéis de madeira funcionam como eixo que conecta diferentes áreas do apartamento, para criar continuidade estética. Volumes curvos, iluminação difusa, bancadas em pedras verde-claras e piso amadeirado estabelecem unidade visual e acolhimento sensorial. O foco está no equilíbrio entre textura, proporção e luminosidade.

Continua depois da publicidade

— O bem-estar nasce do conjunto: luz, material e proporção. É isso que transforma o espaço físico em um elo emocional, onde cada detalhe contribui para um equilíbrio sensorial que nutre a calma e o acolhimento — afirma Osvaldo Segundo. 

Design como experiência na Grande Florianópolis

Os três decorados funcionam como uma vitrine da produção catarinense de arquitetura e reafirmam a posição da região como polo de referência no setor imobiliário nacional. A escolha por escritórios locais e a diversidade estética entre os projetos reforçam a maturidade criativa do estado e mostram como o design pode ampliar a percepção de espaço, melhorar a funcionalidade e elevar a experiência cotidiana.

O WOA SKY Residence oferece unidades entre 42 e 90 metros quadrados, com tipologias que incluem um dormitório, uma suíte ou duas suítes. As áreas comuns, localizadas no ático, incluem piscina de borda infinita, salão gourmet, área de grelhados, academia, espaço infantil e vista panorâmica da cidade. Os decorados estão abertos ao público, para que visitantes experimentem na prática as soluções de design e a proposta do empreendimento.

Arquitetura catarinense e o papel da WOA 

Reconhecida pela entrega de projetos que valorizam estética, funcionalidade e qualidade de vida, a WOA mantém foco em empreendimentos que priorizam sustentabilidade, arte e experiência sensorial. O WOA SKY Residence se encaixa nessa trajetória ao reunir forma, função e emoção em um mesmo conceito. O resultado é um empreendimento que valoriza o morar contemporâneo, reforça o protagonismo catarinense no design nacional e integra arquitetura autoral ao cotidiano da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Para saber mais, acesse o site da WOA Empreendimentos.