nsc

publicidade

Khronos apresenta

Conheça regras de etiqueta para estacionar o carro

Bom senso e tecnologia fazem da vida no trânsito mais segura e feliz

26/02/2019 - 11h23 - Atualizada em: 13/03/2019 - 11h37

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Etiqueta
Regras de etiqueta para estacionar o carro

Se você mora ou já visitou Florianópolis, sabe que uma das principais queixas sobre a cidade é o trânsito, às vezes um tanto quanto conturbado e caótico. Quem nunca enfrentou engarrafamento nas pontes que ligam a ilha ao continente ou nunca pegou filas no Centro da cidade para estacionar o carro?

A alta concentração de automóveis é um dos fatores que influencia nesse cenário. Até o final de 2018, a estimativa do Detran/SC era de que Santa Catarina tinha 5 milhões de veículos transitando pelo estado, sendo que as três maiores frotas estão na Região Metropolitana da Grande Florianópolis: Capital, São José e Palhoça. Soma-se a esse número os milhões de turistas que visitam Santa Catarina a cada alta temporada – parte considerável deles viaja para Florianópolis – e temos o quadro de um trânsito conturbado.

Segundo um estudo realizado pelo professor Donald Shoup, da Universidade da Califórnia, motoristas procurando por vaga para estacionar o carro são responsáveis por até 74% dos congestionamentos em grandes cidades.

É comum que a falta de prática no trânsito, o medo de levar uma buzinada de algum motorista mais estressado ou de bater no carro mais próximo sejam preocupações frequentes dos motoristas na hora de estacionar o carro. Essas questões, no entanto, podem tornar-se um problema que acaba dificultando ainda mais o fluxo de veículos e prejudicando o trânsito. Ou seja, para estacionar com facilidade e sem atrapalhar os outros, é importante relembrar algumas regras de etiqueta que irão ajudá-lo a fazer isso sem transtorno.

Estacionar o carro com segurança: confira dicas de etiqueta

A conscientização por parte dos condutores, no sentido de pensar no trânsito como um espaço público e compartilhado, é o primeiro passo para quem deseja estacionar um carro com segurança e sem prejudicar o trânsito da cidade. A partir disso, podemos tomar outras medidas para estacionar o carro com responsabilidade. Confira algumas dicas:

1. Use sempre a seta

Até mesmo quem não dirige com tanta frequência já notou como a seta é artigo de luxo no trânsito de algumas cidades. Apesar de ser essencial para uma boa convivência entre os motoristas, muitos ainda ignoram completamente essa regra de direção defensiva e, em alguns casos, atitude obrigatória no trânsito.

Ao avistar a vaga que você deseja, dê seta aos motoristas que estão logo atrás para indicar que você irá parar. Isso evita possíveis discussões e garante que você ocupe a vaga com segurança, minimizando o risco de acidentes e de outros problemas derivados.

2. Estacione apenas em locais indicados

Às vezes, na pressa de encontrar a vaga perfeita, paramos o carro em local inadequado e nos esquecemos do transtorno que isso pode causar. Porém, além de essa atitude ser perigosa, ela pode gerar multas e alguns pontos a menos na sua carteira. Por isso, não pare o seu carro em locais fora de demarcação, como esquinas, entradas de garagem e meio-fio pintado de amarelo pois você poderá atrapalhar pedestres e outros motoristas.

Estacione apenas em locais permitidos
Estacione apenas em locais permitidos
(Foto: )

3. Cuidado ao estacionar na faixa de areia

A bela Ilha da Magia atrai turistas do mundo todo que ficam encantados com suas belezas naturais. Por isso, a cada ano, o número de visitantes aumenta – e com o fluxo intenso de pessoas a atenção no trânsito deve ser redobrada.

Na praia, estacionar o carro em faixas de areia é proibido por lei, mas muitos ignoram a obrigação e dividem opiniões. Por isso essa é a dica número três do nosso guia de etiqueta para estacionar o carro: estacione apenas em locais demarcados e permitidos. Quando for à praia, procure essas vagas e não estacione na areia, porque as faixas de areia são locais proibidos!

4. Cuidado para não bloquear a passagem de outro veículo

Ao estacionar ou sair de uma vaga, tome cuidado para não bloquear a passagem ou a visão de outros motoristas, pois essa gafe pode causar uma grande confusão, coisa que ninguém quer, não é mesmo?

A pessoa quando encontra uma boa vaga de estacionamento não quer guerra com ninguém! Por isso, evite bloquear a passagem de veículos e não pare ao lado de veículos estacionados para aguardar por uma vaga. Sinalize e pare ao lado de veículos estacionados apenas pelo tempo justo para ocupar uma vaga já disponível.

Tecnologias para estacionar e proteger o seu carro

Felizmente, além de contar com o bom senso de todos, também podemos usar as novas tecnologias para estacionar nossos carros mais facilmente e mantê-los seguros na rua. Ainda bem!

Você conhece algumas tecnologias facilitadoras? Veja algumas delas:

1. Retrovisores digitais

O ponto cego é uma queixa frequente de todo motorista e uma grande dor de cabeça quando situações envolvendo esse aspecto acontecem. Imagine quantos acidentes poderiam ter sido evitados se o ponto cego não existisse?

Pensando nisso, alguns modelos de carros já saem de fábrica com retrovisores digitais, compostos por um kit simples: uma tela de captação de imagens, uma câmera e a fiação necessária para ligar esses dois dispositivos. Com essa tecnologia, é possível minimizar os problemas envolvendo os pontos cegos do veículo.

2. Assistentes de estacionamento automático

Já pensou em manobrar um veículo sem usar as mãos? Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas é real. Sistemas repletos de sensores podem ser instalados no computador de bordo do carro para encontrar a vaga e estacionar o carro sem que o motorista precise se mexer. Incrível, não?

3. Conectividade com celulares

Quem não está sempre conectado pelo celular? Aplicativos que ajudam a identificar congestionamentos, que mapeiam as vagas de estacionamento da cidade ou até que identificam buracos no asfalto, capazes de evitar acidentes, já são realidade graças ao avanço cada vez mais ágil da tecnologia.

Serviços de GPS e rastreabilidade conectados ao carro e ao celular podem evitar perdas financeiras e manter o seu patrimônio mais seguro. O app Rastreamento Veicular Khronos conta com a exclusiva função “Âncora”, por meio da qual o usuário pode definir no mapa um raio (em metros) de proteção ao redor do seu veículo após estacioná-lo e, caso ele se mova e saia dessa barreira, um alerta é enviado via SMS.

Estacione seguro
Estacione seguro
(Foto: )

Bom, agora você já sabe algumas regras de etiqueta para estacionar com tranquilidade. Mas, como reforço nunca é demais, aqui vão duas dicas bônus:

Dica extra 1: Tenha em mente que se você decidiu apostar em uma postura mais educada no trânsito, ainda assim haverá aqueles que não irão colaborar tanto. Tome cuidado com as suas expectativas quanto a isso e evite a fúria (de outros) ao estacionar seu carro.

Dica extra 2: Cuidado para não agir com raiva e entrar em brigas ou discussões no trânsito, pois elas podem ser potencialmente violentas. Não se deixe contaminar pela falta de educação!

Se você chegou até o fim desta leitura, agora será mais fácil estacionar seu carro e evitar confusões. Gostou de conhecer essas dicas de etiqueta? Então compartilhe com um amigo que também vai curtir!

​​​​Conteúdo patrocinado pela Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​​​​.

Deixe seu comentário:

publicidade