O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro; entretanto, o clima da primavera, que antecede as altas temperaturas, pode ser um ótimo período para aproveitar ainda mais as opções de lazer ao ar livre em Florianópolis. Além disso, o feriadão da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20) é mais uma oportunidade para desfrutar de trilhas na cidade.

Continua depois da publicidade

Trilha da Lagoinha do Leste

A Trilha da Lagoinha do Leste é de longe uma das mais famosas de Florianópolis. Bela e misteriosa, o caminho que leva à praia escondida é único, com preservação das características naturais que impressionam os visitantes.

Com trilha de nível moderado em mata fechada, mas com demarcação visível, é possível percorrer o caminho pelo Pântano do Sul ou pela Praia do Matadeiro.

No topo antes da chegada à praia isolada, a vista panorâmica é de tirar o fôlego. Além da praia com mar agitado e águas geladas, o local conta com lagoa para estender a toalha ao lado e descansar após o exercício.

Para quem tem mais disposição, vale a caminhada adicional até o Morro da Coroa, com uma vista deslumbrante da praia. Porém, esta última é de nível considerado mais difícil.

Continua depois da publicidade

Trilha dos Naufragados

A trilha de Naufragados, leva a uma praia de águas cristalinas, que só pode ser acessada pela caminhada ou por barco.

O caminho de Naufragados é considerado fácil, com cerca de 2 km, ou um pouco mais, caso o visitante queira passar pelo farol.

A trilha liga tradicionalmente a Caieira da Barra do Sul à comunidade dos Naufragados. No percurso há um trajeto secundário, o Caminho do Farol que conduz até o Farol dos Naufragados e ao Forte Marechal Moura.

Veja imagens das trilhas

Trilha do Dólmen da Oração

Florianópolis é a Ilha da Magia por um motivo e nesta trilha o visitante sabe o porquê. A Trilha Dólmen da Oração fica no Leste, em trajeto de pouca extensão, e pode ser acessada pelo caminho da Trilha da Fortaleza à Galheta.

Continua depois da publicidade

Chegando lá, é possível seguir o caminho pela Praia da Galheta, da Fortaleza da Barra ou pela Trilha da Boa Vista, sendo o último o percurso mais demorado, com trechos íngremes e com pedras, mas com boa demarcação e com uma vista fantástica que faz o caminho valer a pena!

Trilha da Costa da Lagoa

O caminho histórico é tombado desde 1986 e percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição, passando por toda comunidade tradicional da Costa da Lagoa.

É um caminho secular que percorre sítios históricos como ruínas, engenhos e sobrados, com destaque para o Casarão da Dona Lóquinha.

A comunidade da Costa da Lagoa se destaca pela gastronomia local e tem na trilha e no uso de embarcações o principal meio de transporte de moradores e visitantes.

Continua depois da publicidade

Trilha do Gravatá

A trilha para a praia do Gravatá começa na subida da SC-406, na Barra da Lagoa. A caminhada leve tem cerca de 2 quilômetros e leva em média 30 minutos. O Gravatá é conhecido por alguns como “Caribe de Floripa” porque em dias de céu aberto as águas fazem tons de azul e verde.

Aventureiros, por vezes, preferem a caminhada logo nas primeiras horas do dia, para assim, contemplar o nascer do sol.

Trilha do Morro das Aranhas

A Trilha do Morro das Aranhas é localizada no Norte da Ilha, ela se inicia no canto Sul da praia do Santinho e termina no Moçambique. A caminhada possui alguns pontos de desníveis, por esse motivo, é preciso ficar atento. 

Logo no início, é possível ver sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Em alguns pontos da subida já dá para caminhar com vista para o mar.

Continua depois da publicidade

Em nível de dificuldade, a trilha é considerada uma ótima opção para toda a família, não apresentando risco.

Recomendações para os trilheiros

É sempre bom ter cautela na hora de fazer atividades como estas, por isso, o Corpo de Bombeiros e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) fizeram uma série de recomendações para os trilheiros aproveitarem o passeio com segurança e respeito ao meio ambiente:

  • Verifique a previsão do tempo antes de sair de casa (procure não sair com chuva);
  • Mantenha-se nas trilhas;
  • Use calçados tipo tênis ou bota;
  • Use roupas leves e confortáveis, além de chapéu ou boné;
  • Leve água, repelente e protetor solar;
  • Procure não caminhar só;
  • Faça silêncio durante a caminhada;
  • Procure não ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias;
  • Leve sacos para retornar com seu lixo;
  • Tenha cuidado nos locais de descanso com animais peçonhentos;
  • Tenha cuidado ao caminhar em pedras escorregadias nas trilhas, cachoeiras e costões;
  • Seja cortês com outros visitantes e com a população local;
  • Caso seja necessário socorro e acionamento do CBMSC, ligue para o telefone 193.