A Serra catarinense tem ganhado cada vez mais destaque no cenário da produção de vinhos de altitude, com muitos rótulos premiados. Com temperaturas amenas, o solo fértil e altitudes que variam entre 900 e 1,4 mil metros, a região proporciona condições ideais para o cultivo de uvas refinadas. Além disso, o turismo nas vinícolas oferece degustações, passeios guiados e experiências gastronômicas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os chamados vinhos de altitude são aqueles produzidos em regiões acima de 900 metros do nível do mar, influenciando diretamente na maturação das uvas, tornando-as mais equilibradas e aromáticas.
Entre os destinos mais procurados para enoturismo na região, São Joaquim concentra a maior parte das vinícolas.
Para aproveitar ao máximo as experiências, é recomendável agendar as visitas com antecedência, já que algumas vinícolas recebem visitas apenas com reservas.
Continua depois da publicidade
Vinícolas para conhecer
Quinta Da Neve (São Joaquim): Fundada em 1999, tem o pôr do sol, o céu azul e as montanhas que formam uma paisagem deslumbrante. A vinícola oferece aos visitantes degustação e piqueniques, com um sunset de tirar o fôlego.
Abreu Garcia (Campo Belo do Sul): fundada em 2006, em uma localização privilegiada, acima de 900m de altitude, o terroir – nossa terra – onde está localizada a fazenda Abreu Garcia possui uma combinação de clima e cultura, oferecendo visitas e degustações.
Villa Francioni (São Joaquim): se destaca pela sua estrutura e pelos vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, entre outros, além de oferecer visitas guiadas e harmonizações especiais.
Veja fotos das vinícolas
Continua depois da publicidade
Serra se prepara celebração da colheita da uva
E para quem quiser aproveitar as experiências, a 11ª edição da Vindima de Altitude de Santa Catarina já tem data marcada: entre 1º de março e 4 de maio de 2025. As vinícolas da Serra catarinense abrem suas portas para celebrar a colheita da uva, etapa essencial na produção dos vinhos de altitude.
O evento, conta com a participação de 20 vinícolas, e é um dos mais aguardados do calendário estadual, oferecendo degustações harmonizadas, passeios pelos vinhedos, pisa da uva e apresentações culturais.
Leia mais
Vindima de Altitude 2025: Serra de SC prepara celebração da colheita da uva
 
				 
                            
                            



