O Consulado da Argentina em Florianópolis está acompanhando o cancelamento de voos no Aeroporto Internacional de Florianópolis nesta quinta-feira (19) após a greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT). Companhias aéreas e a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, se manifestaram com orientações para os passageiros afetados por cancelamentos de voos.
Continua depois da publicidade
De acordo com a concessionária, ao menos 32 voos entre chegadas e partidas foram cancelados entre quarta-feira (18) e quinta-feira. Na tarde desta quinta, o painel de voo do Floripa Airport mostrava que dos voos previstos até à noite, 19 foram cancelados, entre partidas e chegadas.
Em nota, o Consulado afirmou que permanece à disposição para prestar orientação e assistência consular aos cidadãos argentinos que precisem de suporte. Entretanto, o órgão reiterou que questão relacionadas à reacomodação, remarcação ou informações operacionais sobre os voos devem ser tratadas diretamente com as companhias aéreas responsáveis.
Veja os voos cancelados no Aeroporto Internacional de Florianópolis na tarde e noite desta quinta-feira
Partidas
- 3825 – Buenos Aires, Ezeiza
- 1289 – San Miguel de Tucumán
- 1215 – Rosário
- 7692 – Buenos Aires, Aeroparque
- 3821 – Buenos Aires, Aeroparque
- 1219 – Buenos Aires, Ezeiza
- 5953 – Buenos Aires, Ezeiza
- 3819 – Buenos Aires, Ezeiza
- 1217 – Buenos Aires, Aeroparque
Chegadas
- 1218 – Buenos Aires, Aeroparque
- 7633 – Buenos Aires, Ezeiza
- 1206 – Buenos Aires, Aeroparque
- 8135 – Buenos Aires, Ezeiza
- 3820 – Buenos Aires, Ezeiza
- 1288 – San Miguel de Tucumán
- 5951 – Buenos Aires, Ezeiza
- 3818 – Buenos Aires, Ezeiza
- 1216 – Buenos Aires, Aeroparque
- 7693 – Buenos Aires, Aeroparque
Continua depois da publicidade
Falta de combustível
Uma das companhias responsáveis pela operação dos voos, a Flybondi afirmou que cancelou toda a programação de voos nesta quinta por falta de abastecimento de combustível, “situação decorrente da greve geral que está ocorrendo na Argentina”, disse, em nota.
A companhia afirmou, ainda, que durante a manhã, conseguiu operar nove voos, incluindo um com destino ao Aeroporto Internacional de Florianópolis. No entanto, não conseguirá dar prosseguimento aos outros voos programados.
“Embora a companhia aérea tenha transferido toda a sua operação para Ezeiza para mitigar o impacto da greve, visto que a empresa possui instalações próprias de serviços de solo no local, não é possível dar continuidade aos voos programados. Como resultado, 90 voos serão cancelados, afetando mais de 9.700 passageiros”, afirma a companhia aérea.
Em Florianópolis, a Flybond é responsável pelo voo cancelado 5953, com destino a Buenos Aires, Ezeiza, e pelo voo 5952, que chegaria na Capital catarinense na noite desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A Latam também se pronunciou e afirmou que precisou alterar sua operação diante da notificação formal de adesão dos sindicatos que representam os trabalhadores da Intercargo, que é a empresa responsável pelos serviços de rampa em todos os aeroportos da Argentina. Os passageiros com voos cancelados poderão escolher uma nova data sem custo ou pedir o reembolso integral da reserva.
Em nota, a Gol Linhas Aéreas também afirmou que os clientes impactados estão sendo comunicados via e-mail, e podem remarcar seus voos sem custo para outras datas ou solicitar reembolso em créditos no site da GOL.
A Aerolíneas Argentina se manifestou pelas redes sociais, apontando os canais no WhatsApp, o aplicativo, e o site da companhia como formas de verificação dos status dos voos, assim como a companhia SKY Airline.
Greve na Argentina
Às 00h desta quinta-feira, uma greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho foi iniciada como forma de marcar as discussões na Câmara dos Deputados da Argentina sobre o projeto de reforma trabalhista enviado pelo governo de Javier Milei ao Congresso.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, o Senado aprovou o texto, com a paralisação sendo convocada próxima a análise da proposta pelos deputados, segundo a agência Associated Press. O governo quer levar o projeto ao plenário no dia 25 de fevereiro para receber aprovação até 1º de março, data em que Milei abrirá o período de sessões ordinárias do Legislativo.
Diante do cenário, o governo Milei orientou a imprensa a adotar “medidas de segurança”, uma decisão considerada incomum, e alertou para possíveis situações de “risco” nos atos previstos para os próximos dias.
Veja a nota da Latam
“Buenos Aires, 18 de fevereiro de 2026 – O Grupo LATAM informa que precisou alterar sua operação de/e para a Argentina no dia 19 de fevereiro, devido à greve geral anunciada pela Confederação Geral do Trabalho da Argentina (CGT) e diante da notificação formal de adesão dos sindicatos que representam os trabalhadores da Intercargo (empresa responsável pelos serviços de rampa em todos os aeroportos da Argentina).
Diante disso, alguns voos poderão operar com alteração de horário e/ou data, sem necessariamente serem cancelados. Por isso, recomendamos que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigir ao aeroporto.
Continua depois da publicidade
Os passageiros afetados pelos cancelamentos e/ou reprogramações do dia 19 de fevereiro poderão optar por uma das seguintes alternativas:
- Alteração sem custo (podendo ser ida e/ou volta) para uma nova data dentro de um ano a partir da data original do voo;
- Reembolso integral da reserva.
Todas as informações e a gestão das alternativas oferecidas estão disponíveis na seção “Minhas Viagens”, no aplicativo LATAM ou em latam.com.
O Grupo LATAM lamenta os transtornos que essa situação, totalmente alheia ao seu controle, possa causar aos seus passageiros e clientes de carga“.
Continua depois da publicidade
Veja a nota da Gol
“A GOL informa que, devido à greve geral que impossibilitará todas operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário nesta quinta-feira (19/02), alguns voos de/para a Argentina que estavam programados para esta data foram cancelados.
Os Clientes impactados estão sendo comunicados via e-mail, e podem remarcar seus voos sem custo para outras datas ou solicitar reembolso em créditos no site da GOL. Mais informações podem ser obtidas com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.
Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelos telefones 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante)”.
Veja a nota da Aerolíneas Argentinas
Devido a greves fora do controle da empresa, nossas operações para quinta-feira, 19 de fevereiro, foram alteradas. Para verificar o status do seu voo ou fazer alterações:
Continua depois da publicidade
- Entre em contato conosco pelo WhatsApp no número +54 9 11 4940 4798
- Acesse nosso aplicativo.
- Visite www.aerolineas.com.ar/autogestion-de-cambios
- Entre em contato com sua agência de viagens.
- Verifique seu e-mail para alertas.
Veja a nota da Sky Airline
“Devido a uma greve sindical confirmada pela Confederação Geral do Trabalho da Argentina (CGT) para quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, na Argentina, que afeta a Intercargo — prestadora de serviços de rampa em todos os aeroportos do país onde operamos — nossos voos de e para a Argentina podem ser modificados ou cancelados durante o período da greve. Solicitamos aos nossos passageiros que verifiquem o status de seus voos para esse país e os informamos sobre as seguintes medidas caso sejam afetados.
Diante dessa situação, oferecemos aos nossos passageiros afetados as seguintes alternativas:
- Alteração gratuita da data da viagem para viagens realizadas em até 12 meses após a data original do voo.
- Reembolso de 100% do valor dos trechos não utilizados para o método de pagamento original.
Para solicitar qualquer uma dessas opções, solicitamos aos nossos viajantes que acessem a seção “Minhas Viagens” no site ou entrem em contato conosco pelo chat da SKY. Aqueles que compraram por meio de uma agência de viagens devem gerenciar suas solicitações com a respectiva agência. Na SKY, lamentamos qualquer inconveniente causado por essa situação fora do nosso controle. Reafirmamos também o nosso compromisso em proporcionar a flexibilidade de que os nossos passageiros necessitam nestas circunstâncias”.
Continua depois da publicidade
Veja a nota do Aeroporto Internacional de Florianópolis
“A Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que 32 voos na rota Florianópolis e destinos da Argentina foram cancelados entre esta quarta (18) e quinta-feira (19) em função da greve geral vivenciada na Argentina. O dado considera chegadas e partidas. A concessionária orienta os passageiros com voos marcados para esta data que procurem os canais oficiais das respectivas companhias aéreas para obtenção de mais informações e remarcação de seus voos e evitem a ida até o aeroporto”.

