O consumo, comércio e retirada de moluscos bivalves foram suspensos temporariamente nesta quarta-feira (25) pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Segundo o órgão, a suspensão ocorre em Florianópolis e Palhoça devido aos níveis elevados da toxina ácido ocadaico, detectado em análises laboratoriais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Cidasc informou que em algumas das regiões a decisão atinge todas as espécies de moluscos bivalves e em outras, apenas mexilhões, vieiras e berbigões. O consumo da carne com presença da toxina ácido ocadaico pode provocar sintomas gastrointestinais nas pessoas, como vômito, enjoos e diarreia.
As suspensões são sempre temporárias e a retirada dos moluscos bivalves é permitida novamente quando as análises laboratoriais demonstram que os níveis da toxina estão dentro dos limites permitidos na legislação. A Cidasc monitora continuamente as áreas de cultivo de moluscos bivalves (de Palhoça até São Francisco do Sul), durante o ano todo.
A recomendação ao consumidor é que adquira mexilhões, vieiras, berbigões e ostras extraídos de locais onde este monitoramento é feito. No caso de produtos embalados, exija o selo de inspeção sanitária. Nos restaurantes, o consumidor pode questionar qual é a origem dos moluscos bivalves utilizados nos pratos.
Continua depois da publicidade
Veja os locais com suspensão
A suspensão para todas as espécies (mexilhões, vieiras, berbigões e ostras) nas áreas de cultivo de:
- Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão – Município de Florianópolis;
- Caieira da Barra do sul e Taperinha – Município de Florianópolis;
- Ponta do Papagaio – Município de Palhoça;
A suspensão para mexilhões, vieiras e berbigões, sem afetar a retirada, venda e consumo da espécie ostra nas seguintes localidades:
- Praia do Cedro e Praia do Pontal – Município de Palhoça;
- Barro Vermelho, Tapera e Costeira do Pirajubaé – Município de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Leia mais
SC deve ter tempo abafado, chance de temporais, raios e rajadas de vento nesta quarta
Cachoeira que congela é espetáculo natural na cidade mais fria do Brasil, em SC