Conta de luz em Santa Catarina vai ficar mais cara a partir de agosto (Foto: Celesc, Divulgação)
A conta de luz em Santa Catarina pode ficar mais cara a partir de 22 de agosto. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um aumento médio de 11,77% no valor da tarifa da Celesc, como parte da Revisão Tarifária Periódica da concessionária.
Continua depois da publicidade
Para consumidores de baixa tensão, que incluem residências e pequenos comércios, o aumento médio previsto é de 9,32%. A Celesc é responsável pelo atendimento de cerca de 3,56 milhões de unidades.
Como economizar nas contas de luz e água
1
O controle do tempo no banho é o principal aliado do bolso já que reduzir apenas cinco minutos por pessoa gera economia direta na conta de luz (Foto: Banco de Imagens)
A eficiência energética de uma residência passa obrigatoriamente pela otimização do uso de aparelhos que compõem a rotina da família (Foto: Banco de Imagens)
Evitar o uso de equipamentos antigos e dar preferência aos modelos com selo Procel A pode reduzir drasticamente o consumo mensal (Foto: Banco de Imagens)
Na cozinha o motor da geladeira é forçado desnecessariamente quando alimentos quentes são guardados ou quando a vedação da borracha está gasta (Foto: Banco de Imagens)
Identificar o “consumo fantasma” de aparelhos em stand-by ajuda o morador a eliminar gastos invisíveis que pesam no orçamento (Foto: Banco de Imagens)
Pequenas ações como fechar a torneira ao ensaboar as mãos cortam o desperdício de água em até 80 por cento (Foto: Banco de Imagens)
O impacto da geração de energia reflete diretamente no custo de vida e exige consumo consciente para evitar faturas elevadas (Foto: Banco de Imagens)
Retirar aparelhos da tomada quando não estão em uso é uma forma instantânea de interromper a drenagem de dinheiro da sua conta (Foto: Banco de Imagens)
A conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos é a ferramenta mais barata e eficaz à disposição do cidadão (Foto: Banco de Imagens)
Aliando tecnologia e mudança de comportamento é possível alcançar um lucro sustentável e valorizar o imóvel (Foto: Banco de Imagens)
O índice será submetido a consulta pública, que deve ocorrer entre 28 de maio e 13 de julho. Uma reunião presencial deve ocorrer em Florianópolis, em 18 de julho.
Especificamente no caso dos consumidores residenciais, a variação estimada é de 9,36%. O maior impacto deve ocorrer em consumidores de alta tensão, como indústrias e grandes unidades, com alta de 16,91%.
O que explica a alta na conta de luz em Santa Catarina
Segundo a Aneel, a alta é explicada principalmente pela inclusão de custos financeiros que serão compensados na tarifa pelos próximos 12 meses. Esse item, sozinho, representa um impacto de 9,01%.
Continua depois da publicidade
O cálculo também considera a atualização dos custos reconhecidos pela agência para a operação da distribuidora e para despesas que não dependem diretamente da Celesc, como encargos, transmissão e compra de energia. Esse fatores vão gerar um impacto médio de 3,59%.
Por outro lado, a retirada de custos financeiros que já estavam sendo cobrados no ciclo anterior reduz o impacto final em 0,82%. Com isso, a alta média na conta de luz em Santa Catarina deve ficar em 11,7%.