nsc
dc

Termos mais buscados

Contato com a natureza, pets mimados e produtos não-binários: as tendências do Pinterest para 2020

Baseado nas pesquisas que mais cresceram na plataforma no último ano, a rede social apontou dez tendências mundiais para os próximos doze meses

05/02/2020 - 11h18

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Na última semana, o Pinterest listou cem termos que cresceram no site nos últimos meses
Na última semana, o Pinterest listou cem termos que cresceram no site nos últimos meses
(Foto: )

Consumo consciente, roupas que desafiam os padrões de gênero, estilo dos anos 1990, animais de estimação recebendo todos os mimos - essas são algumas das tendências listadas pelo Pinterest para o ano de 2020. O site, rede social onde é possível compartilhar e pesquisar imagens, links, textos e outras mídias, ficou conhecido como uma espécie de "painel de inspirações", onde os usuários reúnem e registram referências estéticas, frases motivacionais, listas de dicas, objetivos de viagem, entre tantas outras coisas.

Na última semana, o Pinterest listou cem termos que cresceram no site nos últimos meses, em número de pesquisas e de postagens; e os dividiu em dez grupos maiores, que indicam tendências culturais, estéticas e de estilo de vida para o próximo ano - e, por que não, até mesmo para esta década. Confira abaixo as tendências selecionadas:

Anos 1990

Você já deve ter reparado: na moda, na música, até mesmo em filmes e séries, os anos 1990 nunca estiveram tão em alta. Os millennials, ou Geração Y, nascidos entre o fim dos anos 1980 e o ano de 1995, já têm idade suficiente para olhar para a década com nostalgia, e ter boas memórias ativadas ao lembrar e compartilhar ícones culturais da época. Enquanto isso, a Geração Z, dos nascidos a partir de 1995, está descobrindo a década - e adicionando a ela seu próprio toque geracional.

Na moda, na música, até mesmo em filmes e séries, os anos 1990 nunca estiveram tão em alta
Na moda, na música, até mesmo em filmes e séries, os anos 1990 nunca estiveram tão em alta
(Foto: )

A moda, especificamente, é um dos grandes destaques dentro desta tendência: algumas das pesquisas que mais cresceram dentro do Pinterest são "roupas com estilo hip-hop dos anos 90" (332% de aumento), "estilo streetwear dos anos 90" (277%), "presilhas e grampos de cabelo dos anos 90" (930%), "elástico scrunchie para cabelo" (6309% - para quem não lembra, o "scrunchie" é aquele acessório em que o elástico é envolvido por tecido, para ter um aspecto mais "gordinho"), "penteados com tranças dos anos 90" (329%) e "moda grunge dos anos 90" (292%).

Aliás, falando em grunge, as pesquisas ligadas à música da década também cresceram: o termo "artistas dos anos 90" teve alta de 165%. E os desenhos animados dos anos 1990 foram 227% mais postados e compartilhados.

Bem-estar no dia-a-dia

Spas luxuosos? Viagens caras (e esporádicas) para relaxar? Nada disso: a tendência que cresce mundialmente é pensar o bem-estar de uma maneira ligada ao dia-a-dia. As pessoas procuram hábitos simples que ajudem a combater a ansiedade, rotinas de bem-estar pessoal que se encaixem na vida cotidiana e dicas de como manter o equilíbrio e uma atitude positiva. Um exemplo? "Desintoxicação das mídias sociais" foi uma busca que cresceu 314% no Pinterest ao longo do último ano.

A tendência que cresce mundialmente é pensar o bem-estar de uma maneira ligada ao dia-a-dia
A tendência que cresce mundialmente é pensar o bem-estar de uma maneira ligada ao dia-a-dia
(Foto: )

Outros exemplos de pesquisas que subiram no site foram "Perguntas de autoconhecimento" (147%), "Atividades de arteterapia" (444%), "Músicas para levantar o astral" (85%) e "Decoração feng shui" (137%). Ingredientes naturais específicos, com comprovadas propriedades medicinais ou terapêuticas, também tiveram alta - entre eles, a raz de chicória (91%), o musgo-do-mar (380%), o suco de pepino (99%) e o óleo de ylang-ylang (91%).

Uma curiosidade é que pesquisas ligadas a hábitos e atividades de uma vida de solteiro também cresceram, 49% - indicando que as pessoas podem estar mais interessadas em curtir cada momento da vida com suas características e particularidades, em vez de se preocupar buscando um padrão ou par ideal.

Lar, doce lar

Este é um antigo hit no Pinterest: arquitetura e decoração de interiores são, desde sempre, alguns dos temas mais postados e buscados na plataforma. Mas cada vez mais pessoas passam mais tempo em casa: é de lá que muita gente trabalha - e serviços online e de entregas de praticamente tudo facilitam a vida de quem só sai mesmo para passear. Muita gente tem academia em casa, adega, plantas e pets mesmo dentro de apartamentos...

Arquitetura e decoração de interiores são, desde sempre, alguns dos temas mais postados e buscados no Pinterest
Arquitetura e decoração de interiores são, desde sempre, alguns dos temas mais postados e buscados no Pinterest
(Foto: )

As pesquisas ligadas ao tema que mais cresceram na rede social incluem "Projeto de sala de televisão" (368%), "Salas de áudio" (803%), "Jardim interno" (104%), "Micro plantas dentro de casa" (223%), "Cervejaria caseira" (411%), "Aproveitamento de espaço no quintal" (159%), "Fontes de água dentro de casa" (917%) e "Estações de café em casa" (751%).

Sabe aquela história de home office? Pois é: o termo "Looks para trabalhar de casa" foi 82% mais buscado. E, se você tem um bebê ao seu lado durante essa jornada, saiba que "Comidas caseiras para bebês" cresceu 379% nas pesquisas.

Inspiração global

Viajando ou não, os usuários do Pinterest aproveitam o alcance do site para trocar influências e inspirações vindas de diversos países e culturas - seja no artesanato, na moda ou na culinária. Também é fácil perceber essa tendência no mundo do entretenimento: nos últimos anos, alguns dos maiores sucessos da Netflix, por exemplo, vieram de outros países que não os tradicionais Estados Unidos - como a série espanhola La Casa de Papel e a alemã Dark.

Os usuários do Pinterest aproveitam o alcance do site para trocar influências e inspirações vindas de diversos países e culturas
Os usuários do Pinterest aproveitam o alcance do site para trocar influências e inspirações vindas de diversos países e culturas
(Foto: )

Na decoração, algumas buscas em alta são "Salas de estar no estilo indiano" (2080% de aumento), "Banheiros ao estilo espanhol" (309%), "Banheiras japonesas" (563%), "Antiguidades francesas" (384%) e "Paisagismo com jardim australiano" (781%). Na culinária, pesquisas em alta incluem "Sobremesas filipinas" (76%), "Receitas da África Ocidental" (311%), "Doces árabes" (407%) e "Culinária dos Bálcãs" (509%).

Consumo consciente

Fazer escolhas sustentáveis, dar um destino mais adequado aos resíduos, cobrar que empresas e governos façam sua parte: as pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados com o meio ambiente, e repensando hábitos e práticas individuais - que, coletivamente, podem impactar grandemente o clima e o destino do planeta.

As pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados com o meio ambiente
As pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados com o meio ambiente
(Foto: )

No Pinterest, por exemplo, algumas pesquisas que cresceram bastante no último ano foram "Estilo de vida com pouco desperdício" (446%), "Alternativas ecológicas" (172%), "Artesanato para aproveitar a luz solar" (427%), "Arte com lixo do oceano" (39%) e até mesmo "Protesto contra mudanças climáticas" (+5961%).

O consumo consciente impacta também a moda ("Moda de segunda mão" cresceu 38% nas buscas), a decoração ("Decoração econômica" subiu 308%; "Artesanatos recicláveis", 2276%) e até os momentos mais marcantes da vida: "Casamento ecológico" (com alta de 235%) e "Vestido de noiva econômico" (41%) apareceram entre as tendências.

Turismo alternativo - e com responsabilidade

Este tópico segue a pegada do anterior: embora fotos, roteiros e dicas de viagem sempre tenham sido populares no Pinterest, os usuários agora estão mais preocupados com o impacto que suas viagens podem causar no meio ambiente - e com como amenizar isso. Além disso, as pessoas pesquisam cada vez mais destinos alternativos, menos famosos e superlotados, mas que oferecem experiências culturalmente mais enriquecedoras: até mesmo a ideia de fazer turismo na própria cidade ganhou força nos últimos tempos.

As pessoas pesquisam cada vez mais destinos alternativos, menos famosos e superlotados, mas que oferecem experiências culturalmente mais enriquecedoras
As pessoas pesquisam cada vez mais destinos alternativos, menos famosos e superlotados, mas que oferecem experiências culturalmente mais enriquecedoras
(Foto: )

Entre as buscas que tiveram um aumento significativo desde o começo de 2019 estão "Viagem de trem" (107%), "Histórias de viagem" (125%), "Turismo em fazendas" (57%), "Educação no exterior" (32%) e, como citamos, "Férias na sua cidade" (38%). A parte ecológica aparece em pesquisas como "Lixo zero em viagem" (48%), "Viagem eco friendly" (73%), "Arquitetura e ecoturismo" (31%) e "Conceito de cidade ecológica" (47%).

Ao ar livre

As pessoas não querem só cuidar da natureza - querem aproveitar a natureza. Antídoto perfeito para a fadiga digital e a cultura do sedentarismo, o contato com a natureza ajuda a combater o stress e melhora a saúde mental. Hobbies como pescaria (com aumento de 274%), viagens em meio à natureza (253%) e mesmo o mais radical acampamento de sobrevivência (1069%) viram sua popularidade aumentar no Pinterest nos últimos meses.

O contato com a natureza ajuda a combater o stress e melhora a saúde mental
O contato com a natureza ajuda a combater o stress e melhora a saúde mental
(Foto: )

Outras buscas sugerem uma tentativa de levar um pouquinho da natureza para a vida cotidiana, como é o caso de "Casinhas para coelhos" (191%), "Cozinhas ao ar livre" (2795%) e "Áreas de lazer ao ar livre" (550%). "Pedras naturais e cristais" (185%), "Aurora boreal" (+90%) e "Moda para caminhadas" (194%) também se destacaram.

Astronomia e astrologia

O espaço e as estrelas sempre despertaram o interesse e dominaram a imaginação humana. Seja em uma abordagem mais científica, mística ou lúdica, o tema segue forte entre os usuários do Pinterest: "Pinturas de galáxias" (aumento de 157% nas buscas) e "Tatuagens geométricas espaciais" (267%) estão em alta ao lado de tópicos divertidos como "Festa com tema de astrologia" (247%) e "Festa de aniversário de astronauta" (589%).

O espaço e as estrelas sempre despertaram o interesse e dominaram a imaginação humana
O espaço e as estrelas sempre despertaram o interesse e dominaram a imaginação humana
(Foto: )

O universo inspira também a moda, com destaques como "Maquiagem planetária" (217%), "Brincos de constelação" (112%) e "Moletom da NASA" (106%); e a educação, com pais e professores pesquisando cada vez mais atividades focadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, chamadas de STEM (135%) na sigla em inglês.

Mundo não-binário

Cada vez mais, as pessoas procuram produtos e serviços que não sejam exclusivamente dedicados a um só gênero - e aos poucos roupas, brinquedos para crianças e até mesmo nomes pessoais vêm acompanhando essa tendência. Isso mesmo: a busca por "Lista de nomes neutros de gênero" subiu 301% no Pinterest. Ainda pensando nas crianças, "Berçário neutro" (527%), sem cores tradicionalmente associadas a meninos ou meninas, "Roupas infantis unissex" (119%) e "Temas de festas unissex" (35%) também se destacaram.

Cada vez mais, as pessoas procuram produtos e serviços que não sejam exclusivamente dedicados a um só gênero
Cada vez mais, as pessoas procuram produtos e serviços que não sejam exclusivamente dedicados a um só gênero
(Foto: )

Outras pesquisas que chamam atenção são ligadas a estilo e vestuário: "Vestido smoking" (99%), "Vestido de noiva andrógino" (51%) e "Corte de cabelo neutro" (+625%) cresceram. "Cartazes educacionais inclusivos" (91%) também estão em alta.

Mães e pais de pet

Animais de estimação são membros da família: ganham comida especial, roupinhas, e tem até parques e hotéis especialmente desenhados para eles. Segundo o Pinterest, uma pesquisa feita no Reino Unido com pessoas entre 19 e 38 anos de idade revelou que mais de 50% dos entrevistados prefeririam cortar seus próprios gastos do que diminuir aqueles destinados aos bichinhos.

Animais de estimação são tratados como membros da família
Animais de estimação são tratados como membros da família
(Foto: )

Na plataforma, algumas pesquisas que cresceram nos últimos meses foram "Resort para animais de estimação" (260%), "Playground para gatos" (512%), e até mesmo "Ideias de festas para gatos" (156%) e "Receita de bolo seguro para cães" (167%). Muita gente, claro, cuida dos pets dentro de apartamentos ou casas pequenas, então buscas como "Ideias para cães de apartamento" (131%) e "Espaços sanitários para cães" (214%) também aparecem entre os destaques.

Outros termos que cresceram foram "Moda para animais de estimação" (199%), "Memoriais para animais de estimação" (261%) e, provavelmente o mais curioso de todos, "Casinhas divertidas e playground para cabras" (150%).

Confira também os painéis de inspiração preparados pelo Pinterest a respeito de todas as tendências listadas acima.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas