O governo do Estado firmou um contrato milionário com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) voltado à prevenção de desastres. Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, o objetivo é que a instituição faça os estudos das bacias hidrográficas de todas as regiões de SC e aponte as obras necessárias para minimizar os impactos das cheias.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o secretário, o contrato de R$ 4,5 milhões foi firmado em agosto passado e a UFSC terá dois anos para fazer os estudos. A ideia é ter um levantamento como o existente no Vale do Itajaí, feito pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) — que estuda a bacia do Rio Itajaí desde a década de 1980, quando a região enfrentou duas grandes inundações históricas.

— Vamos valorizar a expertise de dentro de casa — diz Fabiano sobre a parceria com a UFSC.

Assim como a Jica apontou a necessidade de barragens, dragagens e diques na bacia do Rio Itajaí, que estão atualmente em fase de contratação pelo Estado, o objetivo é que a partir dos apontamentos da universidade se defina as ações prioritárias para as demais regiões de SC. Só com esse diagnóstico embasado por técnicos, afirma o secretário, será possível contratar projetos e execução.

Continua depois da publicidade

O que prevê o contrato

São quatro as metas:

  1. Atualização dos estudos e projetos relacionados à prevenção de cheias no Vale do Itajaí
  2. Desenvolvimento do Plano Diretor de Redução de Riscos para as bacias que não têm estudos
  3. Atualização e revisão do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil
  4. Desenvolver cursos e capacitar profissionais

O Vale do Itajaí concentra atualmente um investimento de R$ 300 milhões em obras contra enchentes. Conforme a Defesa Civil de SC, isso só foi possível porque os estudos já estavam prontos, o que não é uma realidade nas demais regiões do Estado. Quando pronto o trabalho da UFSC, será possível ter um diagnóstico de áreas como Porto União, Tubarão e São João Batista, também afetadas com inundações.

Relembre as maiores enchentes e desastres naturais de SC

Leia mais

Governo de SC consegue autorização para consertar comporta da barragem de José Boiteux

Prefeitura do Vale do Itajaí será a primeira de SC a produzir a própria energia elétrica

Destaques do NSC Total