Limitar quem entra e quem sai dos prédios corporativos é muito importante para manter a segurança do empreendimento e também de quem trabalha nele. Até pouco tempo, no entanto, eram poucas as formas de controle de acesso, sendo as mais tradicionais a chave, o interfone e a catraca manual. Hoje, a tecnologia é uma aliada para precaver e evitar situações de perigo, permitindo um gerenciamento muito mais rápido e eficiente.

Continua depois da publicidade

Existem inúmeras opções disponíveis no mercado, de todos os valores e com funcionalidades distintas. Podemos destacar os dispositivos que liberam o acesso por meio de senha, de biometria, reconhecimento facial e os cartões magnéticos. São as chamadas fechaduras digitais, que estão cada dia mais populares e oferecem segurança e comodidade para os funcionários.

Os principais tipos de controle de acesso

As tecnologias de segurança evoluem em um ritmo acelerado, trazendo mais flexibilidade e autonomia a empresas e colaboradores. Um ponto comum, além da maior proteção, é que esses equipamentos são capazes de armazenar dados de entrada e saída e informações de quem teve o acesso concedido. Dessa forma, é possível uma melhor administração e também fortalecimento da segurança das organizações.

Atualmente existem diferentes modelos de controle de acesso, que atendem empresas de todos os tamanhos, sejam elas pequenas ou grandes corporações. Confira a seguir os principais tipos existentes no mercado:

Senha

Continua depois da publicidade

A senha é uma das formas mais conhecidas de controle de acesso. Seu funcionamento é bastante simples. Basta que o funcionário cadastre uma combinação de números e insira esses dados no dispositivo sempre que for entrar no local de trabalho. Há alguns equipamentos que permitem também o acesso por proximidade (RFID).

Uma vantagem da senha é que ela elimina a necessidade de carregar qualquer objetivo físico, como um cartão, por exemplo. A única coisa a fazer é memorizar a sequência de números, que, claro, não deve ser repassada a terceiros.

Cartão magnético

Nesta modalidade, é preciso ter um cartão para acessar o prédio da empresa. O controle pode ser por aproximação, quando a entrada é liberada colocando o cartão na frente do dispositivo, ou por código de barra.

Ele é a solução ideal para locais com grande fluxo de pessoas, principalmente visitantes, pois é possível registrar um acesso específico em um cartão que será devolvido posteriormente. O cartão magnético tem o tamanho de um cartão de crédito e pode ser facilmente levado na carteira. São modelos fáceis tanto de usar quanto de programar.

Continua depois da publicidade

Biometria

O uso da biometria é cada vez mais comum no Brasil. Seja em casa, na academia, no clube e até mesmo nos escritórios. Seu funcionamento é por meio da digital, sendo que a entrada é liberada apenas para aquelas pessoas que têm as suas registradas no sistema.

Por isso, ele também é um dos métodos mais seguros, pois cada pessoa tem uma digital única. Assim como a senha, a biometria não depende de nenhum objeto físico para o acesso, com a vantagem de não ter de gravar uma sequência numérica.

Benefícios de adotar a tecnologia no controle de acesso em empreendimentos corporativos

São muitas as vantagens de modernizar a gestão do controle de acesso. A segurança, tanto patrimonial quanto pessoal, é o que mais chama a atenção neste tipo de equipamento. Afinal, ele é a garantia de que somente pessoas autorizadas irão transitar naquele local.

Mas há muitos outros benefícios associados ao uso de dispositivos com tecnologia agregada. Algumas empresas têm utilizado a solução para outros objetivos que não apenas a entrada e saída dos empreendimentos corporativos. Os exemplos vão desde a abertura de salas de comando, vestiários, banheiros, áreas de lazer e até mesmo para o registro do ponto.

Continua depois da publicidade

Outra possibilidade, para organizações que contam com refeitórios internos, é o pagamento das refeições. Nesse caso, os funcionários apresentam o cartão ou colocam a sua senha no caixa e aquele valor é automaticamente debitado em uma conta específica.

Conheça os equipamentos disponíveis no mercado e faça a melhor escolha para a sua empresa

Com tantas tecnologias disponíveis, é preciso analisar bem as necessidades da empresa e escolher o equipamento que mais se adequa ao seu ambiente. A Khronos é pioneira em sistemas de segurança em Santa Catarina e conta com um portfólio completo de soluções de controle de acesso.

O modelo Biofinger 22K, por exemplo, possui leitor adaptável para senha, proximidade (RFID) ou impressão digital. O equipamento foi projetado para usuários que prezam pela praticidade e o bom desempenho. Pode operar em stand-alone, em conexões como fechadura elétrica, alarme, sensor de porta, botão de saída e campainha.

Seu teclado é muito fácil de ser utilizado. Tem capacidade para armazenar 2 mil cartões, operação e programação autônomas, entrada para sensor de porta aberta, para botão de saída, para campainha e para alarme.

Continua depois da publicidade

Contar com o apoio de uma empresa especializada é essencial no momento de instalar um dispositivo como esse. A Khronos tem mais de três décadas de mercado e cuida da segurança de mais de 30 mil organizações no Brasil.

Caso deseje mais informações sobre os produtos da Khronos, acesse o site da empresa e entre em contato com o time de especialistas.

​​​Conteúdo patrocinado pela Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​​​