nsc
dc

Justiça

Convocada por engano em concurso em SC, candidata vai receber indenização após largar emprego

Candidata de nome semelhante era quem deveria ter sido convocada para cargo de nível médio

20/04/2022 - 14h45 - Atualizada em: 21/04/2022 - 17h23

Compartilhe

Por Paulo Batistella
Udesc afirma que a candidata tentou se passar por uma concorrente homônima
Udesc afirma que a candidata tentou se passar por uma concorrente homônima
(Foto: )

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi condenada a pagar indenização de R$ 5 mil a uma candidata que foi convocada por engano em um concurso público promovido pela instituição. Na ocasião, ela chegou a pedir demissão do emprego que tinha para tomar posse do novo cargo, o que não se cumpriu.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Uma candidata de nome semelhante era quem deveria ter sido convocada, conforme a sentença judicial do último dia 11. A decisão ocorreu em primeiro grau no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), e, portanto, cabe recurso.

Questionada pela reportagem se pretende fazer isso, a universidade ainda não retomou contato. No processo, a Udesc afirma que a candidata tentou se passar por uma concorrente homônima e que não orientou ela a se desligar do antigo trabalho.

A sentença judicial, que trata de danos morais e materiais, ainda previu pagamento pela Udesc de valor correspondente a quatro de meses da remuneração recebida pela candidata no emprego em que ela largou devido ao concurso público.

O juiz Laudenir Fernando Petroncini reconhece, em sua decisão, a hipótese de culpa concorrente, uma vez que a candidata poderia ter verificado se o seu número de inscrição correspondia ao nome de fato convocado para o cargo de nível médio.

No entanto, não há prova documental de que ela soubesse da reprovação. Além disso, ainda segundo o magistrado, isso não afasta a responsabilidade da universidade, que dispunha de todos os dados necessários para evitar a convocação equivocada.

Leia mais

Universidade de SC terá testes de vacina inédita contra toxoplasmose em gatos

Após dois anos, UFSC retoma aulas presenciais com uso obrigatório de máscara

TJ-SC quer criar 24 cargos para indicação de desembargadores ao custo de R$ 7,5 milhões no ano

Colunistas