O Coral da Paz, de Joinville, completa 130 anos de história no próximo domingo (18) com uma apresentação especial durante o culto de ação de graças na Igreja da Paz, no Centro da cidade. O grupo passou por diversas formações ao longo de mais de um século, mas nunca deixou de se apresentar durante o período.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A história do Coral da Paz começa praticamente junto com a inauguração da torre da Igreja da Paz, localizada na rua Princesa Isabel, em 1892. Foi quando houve a primeira apresentação do grupo, que afirma ser o mais antigo em atividade do Brasil.

A trajetória do Coral da Paz começa cerca de quatro meses antes da inauguração da igreja, quando Pauline Malie Marie Trinks Parucker – imigrante e organista da comunidade evangélica luterana – realizou o sonho de formar um coral.

Inicialmente o grupo era composto apenas por mulheres e recebeu o nome de “Evangelischer Kirchenchor”, que significa “Coral da Igreja Evangélica”. Pauline regia as 28 participantes que participaram da primeira apresentação, na inauguração da Igreja da Paz.

Continua depois da publicidade

Desde então, o coral não parou mais e cantou em diversos eventos da comunidade luterana e da comunidade joinvilense. Atualmente, o grupo reúne 32 integrantes que são regidos por Vanessa Kaiser. O coralista mais antigo é Telmo Pahl, de 92 anos, além de outros com mais de 50 anos de voluntariado e que inspiram outros integrantes.

O Coral da Paz se apresentou na Catedral de Joinville no último dia 30 e também recebeu homenagem na Câmara de Vereadores de Joinville na semana passada. Agora, o grupo se prepara para comemorar os 130 anos de história durante o culto do próximo domingo, às 9h30.

Leia também:

Joinvilense vence prêmio feminino de melhor atleta do ano no atletismo

Joinville tem novo local para emissão de RG; veja o que muda

Hospital perde aliança e entrega dentadura por engano à viúva em Joinville