nsc

    Notícia na Manhã

    Coronavírus: "A população está muito ansiosa", afirma prefeita de São José 

    Adeliana Dal Pont pede que vacinação seja feita nas datas previstas e elogia unificação de ações

    30/03/2020 - 18h44 - Atualizada em: 30/03/2020 - 18h47

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Comitê de crise define estratégia de enfrentamento da pandemia em São José
    Comitê de crise define estratégia de enfrentamento da pandemia em São José
    (Foto: )

    A densidade populacional levou os prefeitos de São José, Palhoça e Biguaçu a prorrogarem, por conta, a quarentena. Em seguida, o governo do Estado recuou na liberação gradual e chancelou a decisão dos municípios. O resultado é, a partir de agora, a promessa de coordenação e discurso unificados. O governador Carlos Moisés anunciou, nesta segunda-feira (30), que a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, passa a representar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) junto ao comitê que gerencia a crise do coronavírus em Santa Catarina.

    Para Adeliana, um dos problemas foi o governo ter anunciado na semana passada (27) a liberação gradual das restrições a partir de quarta-feira (1):

    - O plano da retomada foi divulgado muito antecipadamente. As pessoas não entendem, e na sexta-feira já começaram a ir para a rua. Acordamos com o governador que ações serão coordenadas, para não trazer ainda mais ansiedade à comunidade, e anunciadas mais perto da execução.

    A ansiedade, por sinal, é uma das maiores preocupações dos prefeitos. Em São José, que retoma a vacinação de idosos nesta quarta-feira em oito escolas, Adeliana apela para que a população respeite as faixas etárias - primeiro, acima de 75 anos; a partir dia 6, entre 70 e 75, e depois do dia 13, de 60 a 70 anos.

    - Organizamos assim para que não haja aglomeração - ressalta.

    Pessoas com mais de 80 anos e acamadas podem ser vacinadas em casa. Em condomínios, síndicos podem agendar a visita da equipe de imunização por email (agenda.vacina@pmsj.gov.br). O teste do pezinho também está sendo feito em casa.

    Ouça a entrevista:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas