A pandemia do novo coronavírus já deixou 1.000 mortos na África, segundo uma contagem da AFP, com base em fontes oficiais. A Argélia é o país com o maior número de mortes (364), à frente do Egito (205), Marrocos (135) e África do Sul(50). Segundo o balanço divulgado nesta sexta-feira (17) às 17h de Brasília, o continente já contabiliza 19.334 contágios.

Continua depois da publicidade

​> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Também nesta sexta-feira, a OMS alertou para o rápido avanço da epidemia na África, mas informou que a disseminação pode ser contida.

– Na última semana, houve um aumento de 51% no número de casos registrados em meu continente, a África, e um aumento de 60% no número de mortes – disse o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

– Acreditamos que muito pode ser feito para limitar o impacto do vírus. E acreditamos que precisamos acelerar os esforços quando o número de casos aumentar diariamente", disse Michael Ryan, diretor de programas de emergência da OMS.

Continua depois da publicidade

Ao lado da Oceania, a África é o continente menos afetado pela pandemia.

Em todo o mundo, o novo coronavírus matou pelo menos 150.142 pessoas até esta sexta-feira às 16h de Brasília. Foram registrados 2.207.730 contágios em 193 países ou territórios.

Destaques do NSC Total