As multidões, incluindo eventos esportivos, não serão permitidas na Alemanha e na Bélgica até pelo menos o dia 31 de agosto, anunciaram seus respectivos governos nesta quarta-feira (15). A decisão visa evitar aumento do contágio do coronavírus. Isso não exclui a possibilidade da realização de partidas de futebol, inclusive as da Bundesliga, se forem realizadas com portões fechados e sem público nas arquibancadas.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

– Grandes eventos (incluindo aqueles relacionados ao esporte), que têm um papel importante na disseminação do vírus, continuarão sendo proibidos até 31 de agosto – anunciou a chefe do governo alemão, Angela Merkel, após uma reunião com os líderes dos dezesseis estados regionais de seu país.

Os torcedores, portanto, não teriam acesso aos estádios até pelo menos setembro. O chefe do governo da Baviera, Markus Söder, porém, insistiu no fato de que partidas com portões fechados continuam sendo uma opção.

> Maioria a favor: dirigentes dos clubes opinam sobre possível retorno do Catarinense em maio e sem público

Continua depois da publicidade

– A Bundesliga não foi tema da discussão. A própria Liga trabalha em condições de segurança e teremos que conversar sobre isso em breve, se as partidas com portões fechados serão possíveis e como – disse Söder.

O Campeonato Alemão, interrompido em meados de março, está suspenso até o dia 30 de abril. A maioria das equipes da elite retomou os treinos na semana passada. A Liga Alemã de Futebol (DFL) deve se reunir no dia 23 de abril em uma assembleia geral virtual para tratar de uma possível data de retomada e suas condições.

No caso da Bélgica, o governo do país anunciou nesta quarta-feira (15) o veto a eventos de massa até a mesma data, 31 de agosto, o que afeta diretamente o esporte, principalmente o futebol e o ciclismo, populares no país.

A conclusão do campeonato de futebol e o início da próxima edição teriam que ser com portões fechados. No caso da temporada atual, o Conselho de Administração da Pro League já sugeriu no início deste mês o encerramento do campeonato atual e, em 24 de abril, uma assembleia geral dos clubes profissionais foi convocada para uma eventual oficialização.

Continua depois da publicidade

O FC Bruges, líder no momento da interrupção do campeonato, pode ser oficialmente designado como campeão se o torneio for encerrado.

Destaques do NSC Total