Blumenau continua sendo a cidade do Vale do Itajaí com maior número de casos confirmados do novo coronavírus e agora também está em segundo lugar no estado. Conforme divulgado pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) no começo da noite desta segunda-feira (6), são 52 infectados na cidade. No total são 417 em Santa Catarina,43 deles internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Até o momento 11 mortes por Covid-19 foram confirmadas pelo Estado.

Continua depois da publicidade

​​Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Blumenau, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), está atrás de Florianópolis em número de diagnosticados. A capital lidera o ranking negativo, com 99 pessoas com Covid-19. Antes, o segundo lugar era de Criciúma. A cidade agora vem atrás de Blumenau, com 27 casos.

O número saltou desde o fim de semana. No sábado (4), a cidade do Vale do Itajaí possuía 24 infectados. De acordo com a prefeitura, entre as 52 confirmações, há quatro internados em hospitais de Blumenau – três em UTIs e um em enfermaria.

Dos 417, 216 são mulheres. Entre os que estão na UTI, 29 permanecem em hospitais privados e 14 em públicos.

Continua depois da publicidade

Alunos voltam a estudar

O secretário de Educação, Natalino Uggioni falou sobre o retorno das atividades escolares na rede estadual de ensino, porém, à distância. Segundo o secretário, para os estudantes que têm internet, a orientação é que participem de aulas online, ministradas pelos próprios professores da rede:

– Realizamos um trabalho intenso e já inciamos com os nossos professores. Mais de 19 mil professores participaram da capacitação.

Para os estudantes sem acesso à internet, as atividades serão oferecidas de forma impressa. Esses devem buscar o material nos educandários ou solicitar para receber em casa. Aos demais, que não têm condições de realizar na própria residência os estudos, será oferecido o espaço nos educandários, com acompanhamento de profissionais, informou sucintamente Uggioni.

Dos 540 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, ao menos 18% declararam não ter acesso a internet em casa. São quase 100 mil estudantes sem o benefício da tecnologia em suas casas. E, apesar desse número ser alto, a Secretaria de Educação se programa para, no dia 22 de abril, ter todas as turmas já organizadas e trabalhando "a plena carga" com os conteúdos programados:

Continua depois da publicidade

– Queremos dar sequência ao currículo e ao plano pedagógico.

Atualização

Após a coletiva do governador, os números informados foram atualizados novamente. Este texto foi alterado às 19h43min desta segunda.