nsc
dc

Pandemia

Coronavírus: farmácias de SC enfrentam falta de máscaras e álcool em gel; veja quando usar

Todos os órgãos de saúde afirmam que não há razão para pânico em relação à doença

12/03/2020 - 16h00 - Atualizada em: 13/03/2020 - 08h26

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
coronavírus
(Foto: )

A busca por máscaras e álcool em gel aumentou em Santa Catarina desde que os casos suspeitos do novo coronavírus passaram a ser monitorados no Brasil. Nesta quinta-feira (12), com a confirmação da doença em dois pacientes que estão em Florianópolis, a expectativa é que a busca seja ainda maior. Os produtos, no entanto, estão em falta em praticamente todas as farmácias do estado, embora os órgãos de saúde afirmem que não há razão para pânico e orientem que apenas usem máscaras, as pessoas com os sintomas.

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Na região da Grande Florianópolis, ao menos 15 farmácias foram procuradas pela redação. Todas informaram que os produtos estão em falta. Na maioria delas, as máscaras terminaram há mais de uma semana e não houve reposição do fornecedor. No Centro de Florianópolis, uma farmácia recebeu algumas caixas do material na manhã desta quinta-feira, mas todas foram vendidas até o meio-dia, antes mesmo da confirmação dos casos na Capital.

Enfermeira e professora na Unisul, Karyne Furlan, reforça que a orientação do Ministério da Saúde para uso de máscaras, até o momento, é para pessoas sintomáticas:

— Não tem necessidade de uso para evitar contaminação neste momento. A recomendação é se tomar a medida básica de higiene, como lavar as mãos e seguir a etiqueta da tosse e do espirro.

Da mesma forma, a enfermeira frisa que o álcool em gel contribui, especialmente quando se está na rua, mas que "lavar as mãos é suficiente".

Mesmo assim, a população continua constantemente atrás do álcool em gel. Em alguns estabelecimentos, os frascos menores chegam diariamente, mas são os primeiros a sair dos balcões.

Apesar do alto risco de contágio do Covid-19, os órgãos de saúde avisam que não há razão para pânico em relação à doença, que tem características de uma gripe comum e baixa letalidade no mundo inteiro, com casos graves concentrados na população idosa ou com histórico de outras doenças.

Joinville

Em Joinville, todas as farmácias procuradas informaram que os produtos também estão em falta. Um farmácia de manipulação disse que tem procura diária por álcool em gel e que prepara o material sob encomenda. As redes de farmácia foram procuradas através da assessoria de imprensa e devem informar sobre a previsão de chegada do material. Até o fechamento deste texto, entretanto, não houve retorno.

Blumenau

Em Blumenau a situação é a mesma. A população se antecipou nas compras e esvaziou os estoques de máscaras há três semanas, desde que se falava em epidemia da doença. A informação repassada pelas atendentes dos estabelecimentos procurados é de que não há previsão de reposição do produto.

O álcool em gel ainda é encontrado, porém há poucas unidades. Nesta tarde, inclusive, um cesto onde ficavam os frascos de uma das farmácias ficou praticamente vazio em menos de uma hora.

santa
(Foto: )

Quem deve usar máscara

A máscara não é uma forma de prevenção para quem não está doente. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de SC, a máscara é indicada apenas para quem está com sintomas de síndromes gripais, para que evitem a contaminação de outras pessoas que estão por perto.

Os sintomas que demandam atenção e indicam como forma preventiva o uso da máscara são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo.

Os bons hábitos de higiene são apontados como a principal forma de prevenção contra o vírus, que é transmitido por gotículas das pessoas contaminadas, como na tosse ou no espirro.

Cuidados

Lavar as mãos com água e sabão e usar com frequência álcool em gel 70% estão entre as orientações para serem seguidas por todas as pessoas, todos os dias, de forma repetida. Confira as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de SC.

arte dc
(Foto: )

Colunistas