
Coronavírus
Município diz que vive momento diferenciado do restante do Brasil e pede para adotar isolamento vertical
Jaraguá do Sul enviou um ofício ao governador Carlos Moisés para reivindicar uma mudança no modelo de isolamento social para prevenção e combate ao coronavírus na cidade do Norte de Santa Catarina. Uma das sugestões apresentadas ao Estado foi a adoção do isolamento vertical.
> Leia mais sobre o coronavírus em site especial
O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, instituído pela prefeitura com a participação de entidades representativas, foi o autor do documento enviado ao governador. O ofício tem sete páginas e é assinado pela presidente Emanuela Wolff.
Segundo ela, o comitê vem sentindo dificuldades na interpretação das ordens que vêm do Governo do Estado e do Governo Federal porque há conflito entre eles. Emanuela explica que o comitê vem tendo bons resultados na organização sanitária com o reforço no atendimento dos postos e hospitais. No entanto, agora seria o momento de olhar para a questão econômica, que "vem sendo prejudicada de maneira muito forte", de acordo com ela.
- Precisamos encontrar uma solução, então produzimos um documento pedindo ao governo estadual que tenha um olhar diferenciado com Jaraguá do Sul, visto que vivemos um momento diferenciado em relação ao restante do Estado e do Brasil - explicou.
No ofício, o comitê citou a boa estruturação de saúde pública no município, a participação efetiva da comunidade no combate ao coronavírus e os avanços obtidos nos últimos dias na orientação e implementação de medidas preventivas. Além disso, os baixos índices de contágio em Jaraguá do Sul.
- Nos organizamos e estamos preparados para voltar, fazer um isolamento vertical, preservando a saúde e, principalmente, aqueles que são mais passíveis de adquirir o vírus. Nós voltaríamos gradativamente à vida normal pensando, principalmente, na questão econômica, que mais nos aflige agora, afinal a da saúde nós viemos enfrentando com muito êxito - destacou Emanuela.
Até a tarde de quinta-feira (26), Jaraguá do Sul tinha duas pessoas confirmadas com coronavírus, de acordo com informações do Governo do Estado.
O isolamento vertical é aquele que mantém isolado apenas os pacientes já infectados pelo vírus, os familiares e os grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. O restante da população seria permitida a retomar a rotina de trabalho e estudos, por exemplo.
Atualmente, Jaraguá do Sul e o restante de Santa Catarina cumprem o isolamento horizontal ou total. A medida é recomendada Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pela maioria dos países onde há presença de contágio pelo coronavírus.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: