Joinville chegou no sábado (4) com 20 casos confirmados de coronavírus, segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado no final da tarde. O número representa 5,6% de todos os 356 casos que tiveram resultados positivos no Laboratório Central (Lacen) para o novo vírus em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Coronavírus em SC: casos confirmados sobem para 356 e Estado registra 10 mortes
Apesar do pedido do governador Carlos Moisés para que a divulgação dos números de casos sejam centralizados no Governo do Estado, as prefeituras continuam emitindo relatórios locais dos casos confirmados. Os números da Prefeitura de Joinville neste sábado estavam acima dos divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde. Isso ocorre porque há um intervalo de tempo entre a comunicação dos casos ao Estado e contabilização nos dados oficiais.
Conteúdo gratuito: leia todas as notícias sobre o novo coronavírus
Para efeito de análise dos dados de Joinville, vamos considerar 20 casos confirmados. A maioria dos pacientes diagnosticados com o coronavírus em Joinville tem idade entre 30 e 49 anos. São 11 casos, totalizando 55,4%. Estendendo a faixa etária de 30 a 59 anos, o número de casos representa 77,6% do total. Foram cinco pacientes de 30 a 39 anos, seis casos de 40 a 49 anos e outros cinco de 50 a 59 anos.
Continua depois da publicidade
Em relação ao gênero dos casos confirmados, 55% são mulheres (11 casos) e 40% de homens (8). Um caso não teve as informações de gênero e idade informadas porque estava internado em um hospital particular. A unidade não repassou os detalhes do paciente ao município, de acordo com a prefeitura.
Dos 20 casos, 75% (15 casos) estavam em isolamento domiciliar no momento em que o caso confirmado foi divulgado pela Prefeitura de Joinville. Os outros cinco pacientes estavam internados no hospital quando tiveram a confirmação da doença. Um deles era o empresário Mário Borba, de 68 anos, que morreu no último dia 30, vítima de coronavírus.