nsc
    an

    Pandemia

    Empresário de Joinville é o segundo morto por coronavírus em Santa Catarina

    Esse é o primeiro caso de morte registrado em Joinville, no Norte do Estado  

    30/03/2020 - 20h11 - Atualizada em: 31/03/2020 - 08h38

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    coronavírus
    (Foto: )

    A segunda morte por coronavírus em Santa Catarina foi registrada em Joinville, na noite desta segunda-feira (30). A vítima é Mario Borba, 68 anos, empresário e integrante do conselho de administração da Krona Tubos e Conexões. Segundo a Secretaria da Saúde de Joinville, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e estava internado em estado grave no Hospital Dona Helena desde o dia 24/03. O paciente teria contraído a Covid-19 durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos (EUA).

    > Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    Santa Cantarina é o sétimo estado com maior número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, segundo os dados consolidados pelo Ministério da Saúde às 17h desta segunda-feira (30).

    O levantamento federal mostrou SC com 197 casos - mais tarde, o governo do Estado atualizou o número para 219. Mesmo com essa atualização, o Estado segue abaixo de São Paulo (1.517), Rio de Janeiro (657), Ceará (372), Distrito Federal (312), Minas Gerais (261) e Rio Grande do Sul (241).

    A primeira morte em Santa Catarina pelo novo coronavírus foi registrada na última quinta-feira. A vítima foi um homem de 86 anos, em São José. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés por meio das redes sociais.

    Em Joinville, Mario foi considerado o nono caso positivo a contrair a Covid-19. Por volta das 22h desta segunda, o governador Carlos Moisés da Silva usou o twitter para confirmar a morte do empresário.

    Conforme o Governo do Estado, a cidade registra 14 casos confirmados. O conselheiro havia voltado recentemente da viagem internacional com sua família, o que motivou ausência da empresa por três semanas.

    Medidas são adotadas em Santa Catarina

    Em todo o estado, medidas têm sido adotadas para conter a disseminação do vírus. No fim da tarde desta segunda-feira, o Governo do Estado divulgou que o número de casos confirmados em SC subiu para 219.

    Entre as medidas tomadas para tentar conter o aumento do número está, por exemplo, a possibilidade de idosos receberem vacinas contra a gripe em casa mediante agendamento por telefone em Joinville. Desde quando iniciou a campanha de vacinação, no último dia 23, foram vacinados 16 mil idosos. A meta é atingir 46 mil pessoas com 60 anos ou mais. No entanto, há vacinas em falta na rede pública, por isso a orientação é para que os idosos façam o agendamento por telefone para evitar aglomerações e a exposição ao coronavírus.

    Outra ação realizada em Joinville foi a adaptação de um ginásio de esportes para triagem de pessoas com sintomas do covid-19. A estrutura começou a funcionar nesta segunda-feira em uma quadra de esportes e no campo de futebol da Associação Atlética Tupy, recreativa da multinacional de mesmo nome instalada no bairro Boa Vista.

    Governo do Estado emite comunicado

    Confira a seguir a íntegra da nota divulgada pelo Governo do Estado após as 22 horas desta segunda-feira:

    "O Governo do Estado confirmou na noite desta segunda-feira, 30, a segunda morte pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O homem de 68 anos estava internado no Hospital Dona Helena, em Joinville. O caso havia sido confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no dia 26 de março.

    Ele havia retornado de viagem dos Estados Unidos no dia 18 de março. De acordo com os boletins médicos, o paciente tinha quadro de doença crônica (diabetes).

    Esta é a segunda morte por Covid-19 em Santa Catarina. A primeira foi confirmada em 25 de março, de um homem de 86 anos morador da Grande Florianópolis.

    O governador Carlos Moisés lamentou a morte em sua rede social: 'Deus nos abençoe, proteja e console a família.'"

    Empresa lamenta a morte de conselheiro

    Na manhã desta segunda-feira, a Krona informou que não há nenhum outro caso de coronavírus entre seus funcionários e diretores.

    A empresa fez o pronunciamento oficial por volta das 22h30. Em nota, destacou a importância de Mário Borba como um dos pilares sobre os quais a companhia construiu mais de 25 anos de história. Confira na íntegra:

    "Com profunda tristeza, a Krona Tubos e Conexões lamenta informar o falecimento de seu sócio, fundador e integrante do Conselho de Administração, Mário Borba, aos 68 anos, ocorrido no início da noite desta segunda-feira (30), em Joinville (SC).

    Mário Borba foi diagnosticado com Coronavírus (Covid-19) no último dia 26 e estava internado na UTI do Hospital Dona Helena.

    Nossa empresa, Joinville e Santa Catarina perdem um grande empresário e, sobretudo, um grande ser humano. Mário Borba foi um dos pilares sobre os quais a Krona construiu mais de 25 anos de história, inspirando a visão de buscarmos sempre o melhor para a vida das pessoas.

    Prestamos a Mário Borba, neste momento de despedida, nossa homenagem. Com familiares e amigos, compartilhamos o sentimento de perda irreparável. Que Deus conforte a todos.

    Assim como Mário Borba fez história na Krona, sua presença ficará para sempre no futuro que continuaremos a construir, tendo sua vida e trajetória como exemplos permanentes.

    Obrigado, Mário Borba!"

    Mário Borba era sócio, fundador e integrante do Conselho de Administração da Krona
    Mário Borba era sócio, fundador e integrante do Conselho de Administração da Krona
    (Foto: )

    Acij divulga nota de pesar

    Mário fazia parte do Conselho deliberativo da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Em nota, a associação prestou condolências aos familiares do empresário. Leia na íntegra:

    "O presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli, em nome de toda a diretoria e associados à entidade, lamenta profundamente o falecimento do empresário Mário Roberto Borba, 68 anos. Sócio e conselheiro da Krona Tubos e Conexões Ltda., empresa com 25 anos no mercado, auxiliou nas mudanças internas da companhia entre dezembro do ano passado e consolidadas em janeiro.

    Borba era membro do Conselho Deliberativo da ACIJ. “Foi um empresário de grande atuação na cidade, também na comunidade, contribuiu com a infraestrutura do bairro Vila Nova, a exemplo da Estrada dos Suíços. E por meio da empresa da qual era um dos proprietários, atuava no esporte. Aos seus familiares, amigos e colaboradores nosso pesar e desejo de fé e força”, destaca Martinelli."

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas